PUBLICIDADE


 

 

Uma história sobre preconceitos


Depois de passar pelos cinemas de 19 capitais, estar disponível na íntegra no Netflix, ter sua exibição feita no Canal Brasil, o documentário Carta para Além dos Murosganha uma nova versão: #PrecisamosFalarSobreIsso - Carta para Além dos Muros. Em parceria com o Videocamp, plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto, através do apoio institucional da UNESCO e da UNAIDS BRASIL, patrocínio da Gilead Sciences Brasil e da Ítaca, a nova versão tem o objetivo de ampliar o acesso ao documentário, que narra a trajetória da epidemia que escancarou ignorância e preconceitos em relação ao HIV e a AIDS noBrasil.


Dirigido por André Canto, o filme investiga o estigma, o preconceito e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV - até hoje, quase 40 anos depois do primeiro caso diagnosticado, situações de medo, insegurança e exclusão são recorrentes nas pessoas que vivem com HIV.

 

Hoje sabemos que a epidemia, apesar dos importantes avanços científicos no tratamento e na prevenção, tem crescido entre adolescentes e jovens (15 a 24 anos) como aponta o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2020, do Ministério da Saúde. Toda semana 6.000 jovens são infectados no mundo pelo HIV, esta vulnerabilidade entre os adolescentes é uma tendência global, este grupo é o único onde a epidemia continua avançando com um risco relativo 50% maior em relação às outras faixas etárias.

 

Lucinha Araújo

O documentário, o primeiro do gênero a refazer a cronologia do HIV e da AIDS no país, encabeça o projeto #PrecisamosFalarSobreIsso, que também conta com uma série documental para a TV e um livro-reportagem que relatará todo o processo de sua pesquisa e realização.

 

No filme, o jovem Caio conta sobre quando descobriu que vive com HIV, momento a partir do qual teve que enfrentar seus próprios fantasmas, além do preconceito da família e da sociedade. Usando o depoimento de Caio como fio condutor, o filme passa a intercalar imagens de arquivo e entrevistas com médicos, pessoas que vivem com HIV, ativistas e figuras públicas, não só para contar a história do HIV e da Aids no Brasil, mas também para investigar o processo de construção do preconceito e estigma que ainda hoje recaem sobre Caio e todas as pessoas que vivem com o vírus - que vão desde a denominação da doença como "peste gay" na época do seu surgimento, passando pela classificação estigmatizante de "grupos de risco", até o sensacionalismo de parte da imprensa, além dos julgamentos morais e religiosos no desenrolar da epidemia.

 

Dr. Dráuzio Varella

O Dr. Dráuzio Varella encabeça a lista de pessoas que dão depoimento no filme. Além dele, o ex-ministro da Saúde José Serra, a cineasta e ex-VJ Marina Person, a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, e os médicos Ricardo Tapajós, Márcia Rachid e Ricardo Vasconcelos, expõem os motivos pelos quais a impressionante evolução na resposta médica e científica ao HIV não veio acompanhada de uma mudança de mentalidade e de preconceitos em relação à infecção.

 

Sobre o diretor André Canto

"Cartas para além dos muros", é a primeira direção de André Canto, produtor executivo especializado em documentários, desenvolveu mais de vinte projetos dessa linguagem, acompanhando todos, do argumento ao corte final. Trabalhou com vários dos principais cineastas brasileiros entre eles: Di Moretti, Kátia Lund, Laís Bodanzky, Lina Chamie, Luiz Bolognesi e Ugo Giorgetti, em trabalhos documentais para cinema e TV.

 

Sobre o #PrecisamosFalarSobreIsso

Em 2016, André Canto iniciou a pesquisa sobre Hiv e Aids que culminou no filme "Carta Para Além dos Muros". O olhar crítico sobre o passado e a compreensão do processo de elaboração de valores pela sociedade sobre o Hiv e Aids, foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto socioeducativo #PrecismosFalarSobreIsso. O projeto multilinguagens, focado em comunicação, entrega informações e ferramentas essenciais para que as pessoas possam gerenciar sua prevenção a ISTs em geral e concomitantemente desmistificar o grande tabu da Aids.

 

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme. 


Assista ao Trailer Oficial



Fotos e vídeo: divulgação

(Edição: 19/02/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE