PUBLICIDADE


 

 

Imagem ilustrativa

 

Ainda em meio à pandemia, com a necessidade de criar atividades que possam entreter as crianças em casa neste período de Carnaval, a nutricionista Nathália Almeida, professora do curso de Nutrição da UNIFASE, ensina algumas receitas saudáveis, fáceis de preparar e muito saborosas. Que tal se aventurar com as crianças na cozinha e aproveitar este momento para brincar e ensinar aos pequenos a importância de uma alimentação equilibrada para manter o corpo sadio? Confira:

 

1-Bolo integral de banana (ou banana com cacau)

Receita rica em fibras, sem açúcar (sacarose), ideal para crianças no período de introdução alimentar (até os dois anos). 

Ingredientes:
2 ovos

2 bananas bem maduras (melhor opção é a banana nanica; pode ser 1 banana e 1 maçã com casca também).

1 xícara de chá de aveia em flocos finos

½ xícara de passas sem semente ou tâmaras

1/3 de xícara de óleo ou azeite

Canela a gosto

1 colher de sopa de fermento químico

 

Modo de preparo: no liquidificador, bater as bananas (ou banana + maçã), o óleo, os ovos e as passas ou tâmaras. Em uma tigela, junte a aveia e a mistura batida. Acrescente o fermento. Unte uma forma de bolo inglês com óleo e farinha de aveia ou de trigo. Asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos (fazer o teste com o palito).  Caso queira adicionar cacau em pó (1/2 xícara), é preciso incluir mais 1 ovo na receita.


2-Panqueca Caseira

Essa é uma ótima opção para variar o café da manhã podendo compor receitas salgadas (recheio de queijo, ricota, carne, frango) ou doces (mel, geleia caseira sem açúcar, gotas de chocolate 70%, banana com canela, etc).

 

Ingredientes:
1 ovo

½ xícara de leite de vaca (pode ser vegetal)

1 colher de sopa de óleo

½ xícara de farinha de trigo

½ xícara de farelo de aveia

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de fermento químico

Opcional: Chia (1 colher de sobremesa)

 

Modo de preparo: bata o ovo com um garfo ou fouet, junte o leite, o óleo e misture. Adicione os ingredientes secos. Em uma frigideira untada, coloque uma pequena porção de massa e, ao desgrudar, vire. Pode acrescentar canela à massa.


3-Pão de “que”

Opção para crianças que não consomem leite ou derivados (pessoas que tenham alergia à proteína do leite de vaca, por exemplo), além de ser uma preparação ótima para toda família. 

Ingredientes:

250g de polvilho doce

250g de polvilho azedo

1 colher de sopa de azeite

500g de inhame ou batata baroa ou aipim cozido e amassado com sal

180ml de água (ou até dar liga)

Gergelim ou Chia a gosto (opcional)

Orégano a gosto (opcional)

 

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em um recipiente grande, até formar uma massa moldável. Faça bolinhas pequenas e leve para assar em forno a 200 graus, por aproximadamente 20 minutos. Deixe espaço entre as bolinhas, pois elas crescem. Sirva com creme de ricota caseiro, geleia caseira, manteiga ou até mesmo puro!

 

4-Geleias Caseiras

Excelentes opções para substituir manteiga ou requeijão e variar o lanche. Ótimas fontes de fibras e compostos antioxidantes. Não contém conservantes e açúcares (somente o carboidrato da fruta) sendo ótimas opções para crianças em introdução alimentar.

 

- Damasco seco picado + Água filtrada (quantidade suficiente para cobrir a fruta). Cozinhar por mais ou menos de 10 a 15 minutos. Processar e levar ao fogo novamente até levantar fervura. Se necessário, ajuste a textura com mais água. Guarde em um pote de vidro na geladeira por +/- 1 semana.

 

- Frutas vermelhas: Coloque o que conseguir de frutas vermelhas picadas (mirtilo, amora, framboesa, morango) em uma panela com pequena quantidade de água (as frutas soltam muita água). Coloque para cozinhar em fogo baixo até reduzir e levantar fervura. Com um batedor, amasse as frutas e deixe ferver mais um pouco. Guarde em um pote de vidro na geladeira por +/- 1 semana.

 

- Ameixa seca picada + Água filtrada (quantidade suficiente para cobrir a fruta). Cozinhar por mais ou menos de 10 a 15 minutos. Processar e levar ao fogo novamente até levantar fervura. Se necessário, ajuste a textura com mais água. Guarde em um pote de vidro na geladeira por +/- 1 semana.

 

5-Nuggets” Caseiro

Opção que substitui muito bem o produto industrializado, sem acréscimo de gorduras, conservantes, corantes, além de ser assado e não frito. Ótimo para toda a família!

 

Ingredientes:
600g de peito de frango moído

1 ovo

1 cebola bem picada

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de orégano ou qualquer outro tempero que preferir (fresco ou seco)

Farinha de milho (empanar)

Sal a gosto (o mínimo possível)

 

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e colocar na geladeira por duas horas. Após esse tempo, modelar os nuggets com a mão e passar na farinha de milho para empanar. Colocar os nuggets em uma assadeira antiaderente, pincelar azeite em cada um e levar ao forno pré-aquecido, por 30 minutos. Virar e deixar assar por mais 20 minutos, no forno a 180 graus. 

 

Nutricionista Nathália Almeida 


Confira outras matérias da UNIFASE

 

(Edição: 12/02/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE