PUBLICIDADE


 



5 receitas para você fazer 


Aproveite para degustar essas delícias em casa


Entre as coisas mais comuns de acontecer neste período de quarentena, estão as crises de ansiedade. Com o mundo mudando diante dessa pandemia do coronavírus, ficar em isolamento social é um grande desafio, mas uma necessidade para garantir a saúde de todos e evitar a transmissão do Covid 19. Por isso, a nutricionista Brigitte Olichon, naturopata e professora do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis, separou algumas receitas para auxiliar as famílias contra os sintomas de ansiedade. Além disso, é uma oportunidade para que possam se divertir na cozinha, para não ficarem com tempo ocioso. Confira e aproveite para degustar essas delícias.

A primeira sugestão da nutricionista contra a ansiedade é a granola caseira com iogurte e maçã. A especialista explica que além de saciar a fome por seu teor de fibras, essa receita equilibra os níveis de açúcar no sangue, melhora a qualidade do sono, diminui as palpitações, reduz o cortisol (hormônio do estresse), aumenta a imunidade e ajuda a relaxar.

1-Ingredientes da granola: 200 g de flocos de aveia; 25 g de germen de trigo; 25 g de flocos de centeio; 25 g de milhete (ou painço); 50 g de avelã picada; 50 g de amêndoas picadas; 50 g de uva passa branca; 50 g de damasco seco picado; 50 g de tâmaras secas picadas.
Modo de fazer: misture tudo, coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido (180 graus) por 10 minutos. Deixe esfriar. Acrescente as duas maçãs descascadas e raladas, 400 ml de suco de maçã e 2 colheres (chá) de canela em pó e misture bem.

Montagem: divida a granola em 4 tigelas individuais. Cubra com 250 ml de iogurte natural desnatado (ou grego natural) e salpique sementes de linhaça.

2-A segunda opção vem diretamente da culinária mexicana. O guacamole é uma iguaria típica que faz o maior sucesso em diversas partes do mundo e pode ser servida com uma grande variedade de pratos.  A nutricionista frisa que o abacate melhora a imunidade e contém os nutrientes que auxiliam no sistema nervoso, reduzindo o estresse.

Ingredientes: 3 abacates maduros; 3 cebolas bem picadas; 1 tomate grande maduro bem picado; 75 g de coentro fresco picado; raspas e suco de 1 limão e 2 dentes de alho amassados.
Modo de fazer: amasse bem o abacate com um garfo e acrescente os demais ingredientes, misturando bem.

Modo de usar: com pão, torradas ou tortillas. 

3-Para quem prefere uma refeição mais leve, a dica é a salada de espinafre. Dentre os benefícios oferecidos ao organismo, a erva acalma e ajuda a relaxar, pois possui alto teor de magnésio, além de outros nutrientes que eliminam o excesso de cortisol (hormônio do estresse), que atua no sistema nervoso. Os cogumelos estimulam o bom humor e a imunidade por seu alto teor de selênio. 

Ingredientes: 1 colher (chá) de azeite; 1 dente de alho amassado; 1 cebola picada; 3 colheres (chá) de vinagre; 1 kg de espinafre lavado e escorrido; 4 ovos cozidos em fatias; 8 cogumelos grandes em fatias; 1 abacate em cubos; sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer: refogar no azeite o alho e a cebola, adicionar o vinagre e temperar. Apagar o fogo, juntar o espinafre e misturar delicadamente até que as folhas comecem a murchar. Colocar em uma travessa e completar com os ovos, os cogumelos e o abacate. 

4-Muito utilizada pelos brasileiros, a receita de grão-de-bico com especiarias, leguminosa muito rica em nutrientes, é uma ótima dica que ajuda a melhorar e fortalecer a imunidade, além de estimular os hormônios de prazer.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alho amassados; 2 cebolas picadas; 1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado; 1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó; 1 colher (chá) de cominho em pó; 1/2 colher (chá) de coentro em pó; 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 500 g de grão-de-bico cozido e escorrido; 400 ml de leite de coco; 75 g de coentro fresco lavado e picado; pimenta do reino.

Modo de fazer: refogue o alho, a cebola e o gengibre no azeite até começar a dourar. Acrescente a pimenta vermelha, o cominho, o coentro em pó, a cúrcuma e o sal, refogue por mais 2 a 3 minutos. Junte o grão-de-bico e o leite de coco. Mexa bem os ingredientes, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire a tampa, deixe cozinhar por mais 10 minutos, amassando parte do grão-de-bico para dar consistência. Tempere com a pimenta em pó e o coentro fresco. Sirva a seguir, se possível com arroz integral.

5-A última sugestão de receita é a beterraba assada, rica em nutrientes que ajudam a relaxar, promovem a sensação de bem-estar e reduzem a pressão arterial, aumentada pelo estresse.
Ingredientes: 8 beterrabas grandes cortadas em pedaços; 2 colheres (sopa) de azeite; 50 g de amêndoas; 100 g de rúcula; 150 g de queijo branco; 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 4 a 5 folhas de hortelã picadas; sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: coloque as beterrabas em uma assadeira e regue com o azeite. Tempere a gosto, misture bem e asse em forno preaquecido (200 graus), virando uma ou duas vezes, até ficarem macias. Antes de tirar do forno, salpique as amêndoas. Coloque em uma travessa a rúcula, cubra com a beterraba assada e espalhe o queijo por cima. Regue tudo com o vinagre balsâmico e com o azeite da assadeira. Finalize com a hortelã e sirva quente ou fria.  

Leia também:



Curso online ensina a fazer marmita saudável




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE