Cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura

Ao preencher formulário é importante estar atento à data de vacinação

 

O movimento foi grande nos pontos de vacinação no primeiro dia da campanha para a imunização contra Covid-19 entre pessoas com idade entre 85 e 89 anos. Ao todo, 492 idosos receberam a primeira dose da vacina nesta quarta-feira (24). Além dos pontos que funcionam no sistema de drive thru na UCP da Benjamim Constant (Centro), e no Parque Municipal de Itaipava (que atendem também quem chega a pé), a vacina está sendo aplicada em duas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do Quitandinha e do Itamarati. Para receber a vacina o idoso precisa fazer um cadastro prévio no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A Secretaria de Saúde estima que 2.600 pessoas nesta faixa etária vivem na cidade. Entre estas pessoas está Ondina Ferreira, que, aos 87 anos, foi uma das primeiras a chegar ao ponto de vacinação do Centro na quarta.

 

“Estava ansiosa para chegar a minha hora de vacinar. Minha vida mudou muito desde o início da pandemia, não posso sair mais de casa. Essa vacina é um alívio”, afirmou Ondina Ferreira, de 87 anos, que estava acompanhada da filha Eliane Martins. “É uma tranquilidade para nós vaciná-la. Estávamos muito preocupados por causa da idade dela”, disse, emocionada, lembrando que a Covid-19 é uma doença grave.

 

Maria Tavares Correa, de 86 anos, esteve no posto de vacinação acompanhada pelo sobrinho, Paulo Cesar Correa. “Estou feliz em receber a vacina. Mas sei que, mesmo depois de tomar a segunda dose, será necessário manter todos os cuidados, continuar usando a máscara, lavar bem as mãos. Todo cuidado é pouco”, destacou ela. Paulo Cesar Correa disse que, para a família, o momento representa um alívio. “Estou muito feliz por ver minha tia vacinada. Toda equipe aqui é muito boa. Fomos muito bem recebidos e atendidos, estão de parabéns!”, disse.

 

Ao todo, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar doses para vacinar 500 idosos por dia, com agendamento de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati).

 

 


Quase 2 mil idosos com 85 a 89 anos já fizeram o cadastro para a vacinação

 

Até a tarde de ontem, 1.990 pessoas com idade entre 85 e 89 anos já estavam cadastradas junto à Secretaria de Saúde do município para receber a vacina. A Secretaria orienta que, no momento do preenchimento do cadastro, seja observada a data em que a vacina está sendo agendada, para que o idoso compareça ao ponto de vacinação escolhido na data marcada. 

 

“As pessoas podem ficar tranquilas pois temos vacinas em número suficiente para atender toda população da faixa etária entre 85 e 89 anos.  Por isso, não é necessário que haja uma corrida aos pontos de vacinação. É importante que as pessoas façam o cadastro no site da prefeitura e estejam atentas a data do agendamento e compareçam no dia marcado – explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho. 

 

O morador do Caxambú, Custódio Correa, de 89 anos, aguardava a vacina e se sentiu mais esperançoso após receber a 1ª dose. “A gente que já tem mais idade precisa ter mais cuidado com esta doença. Estava esperando a minha hora de ser vacinado”, contou o idoso, que foi à pé ao ponto de vacinação da UCP.  “São só 10 minutos de caminhada, eu gosto de andar. Agora já ficarei mais tranquilo”, disse.


(Edição: 24/02/2021)



 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem