PUBLICIDADE


 

 




Representantes de cinco secretarias de governo (Turismo, Desenvolvimento Econômico, Obras, Meio Ambiente e Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica) representaram o prefeito interino de Petrópolis Hingo Hammes em reunião realizada na manhã de hoje (22/03), no Clube Promenade, com membros do Comitê Pró-Jardim Botânico de Nogueira (Projardim). O objetivo do encontro foi o de viabilizar a execução da primeira etapa do projeto de implantação do Jardim Botânico nos arredores do lago do bairro.

 

O projeto já conta com um recurso da ordem de R$ 931 mil, obtido através de convênio assinado em 2019 com o Ministério do Turismo, que prevê a reurbanização de todo o entorno do lago, assim como a implantação dos jardins e alamedas. A Prefeitura pretende agora fazer os ajustes necessários no edital da primeira fase proposta, para que possa ser realizada a licitação para a execução das obras iniciais.

 

Em seguida, será feita a captação de recursos para uma segunda fase do projeto, que prevê a implantação de decks de madeira ecológica em pontos específicos e a recuperação de toda a pista do entorno. O projeto prevê ainda a implantação de iluminação pública em volta de todo o lago, que poderá ser executada com valores da contribuição de iluminação pública (CIP).


 



O secretário de Turismo Samir El Ghaoui, que é morador de Nogueira, falou sobre o carinho especial que tem com esse projeto e da importância que ele representa para a cidade como um todo. “O mais importante é que estamos saindo desse encontro sabendo onde estamos e onde queremos chegar. O caminho é dar início a essa primeira fase e, a partir de então, envolver novas parcerias públicas e privadas que viabilizem o restante do planejado”.

 

O engenheiro Luís Eduardo Basílio, presidente do Comitê Projardim, agradeceu aos secretários pela iniciativa de retomar as discussões sobre o projeto e disse que essa luta vem sendo feita há oito anos, quando a possibilidade de implantação de uma estação de tratamento de água no local fez com que a sociedade civil se mobilizasse em torno na criação de um Parque Municipal na área.

 

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Soares; o secretário de Meio Ambiente Edmardo Campbell; e servidores das demais secretarias citadas. O projeto executivo, em sua totalidade, prevê a execução de melhorias como a recuperação de calçadas e guarda-corpo, construção de decks, estufa de vidro, espaço para pesquisas científicas, banheiros, áreas de atendimento ao público, entre outros.



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE