PUBLICIDADE


 

 





Homenagem aos colaboradores marca o aniversário
 

Há 145 anos, o sonho da Imperatriz Thereza Cristina de cuidar da saúde da população carente de Petrópolis se tornava realidade com a inauguração do Hospital Santa Teresa. A trajetória da instituição ao longo de quase um século e meio foi marcada pelo olhar cuidadoso, mas também por trazer inovações na área de saúde, tornando-se uma referência para toda a região. Hoje, dia 12 de março, em comemoração ao aniversário do HST, o hospital fez uma homenagem aos colaboradores que ajudaram e ajudam a construir esta história com o plantio de um ipê amarelo no jardim da instituição.  

 

Além de alguns funcionários e do Diretor Executivo do HST, estiveram presentes na celebração o Prefeito Interino de Petrópolis, Hingo Hammes, e o Secretário de Saúde da cidade, Aloisio Barbosa da Silva Filho. O plantio do ipê, uma árvore nativa e característica na cidade que quando floresce é espetáculo à parte, virando um ponto turístico para fotos, foi realizado pelo segundo mais antigo colaborador da casa, o Auxiliar de Nutrição Geraldo Evangélico da Silva, que trabalha no HST desde 1983.  

 

A Irmã Penha, que é membro do Conselho Administrativo da instituição, recebeu flores em nome de todas as Irmãs e agradeceu. “Gostaria de agradecer pela homenagem e parabenizar a todos pelo trabalho que estão desenvolvendo nesta instituição. Espero que juntos façamos com que esta parceria dure por mais 145 anos”.  

 

Também como parte das comemorações, em pouco tempo, o Hospital Santa Teresa terá sua marca revitalizada, reforçando a atuação da Rede Santa Catarina, a qual pertence, que é responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação em 6 estados brasileiros (ES, GO, MG, RJ, SC e SP).  

 

“Somos uma entidade filantrópica e temos como vocação o cuidado integral dos pacientes. Essas são as nossas raízes, que vieram junto com as irmãs de Santa Catarina ao assumirem a administração do hospital em 1900. Nossos colaboradores tomaram como sua casa esta instituição e contribuíram no desempenho da missão do HST. De braços dados, médicos, funcionários e Irmãs caminham juntos há 120 anos, engajados no compromisso de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo de vida”, destacou o Diretor Executivo do HST, o médico Leonardo Menezes.  

 

Terceiro maior empregador do município, com mais de 1.000 colaboradores diretos e outros quatro mil indiretos, o Hospital Santa Teresa prioriza a mão de obra local, que representa 95% da sua força de trabalho. "O Hospital Santa Teresa cresceu e se desenvolveu com a cidade. Além da importância histórica, tem papel decisivo no atendimento à nossa população, incluindo os pacientes do Sistema Único de Saúde. Ter o hospital na cidade, com toda sua estrutura tecnológica e humana, representa um enorme ganho para Petrópolis", declarou o prefeito interino Hingo Hammes.  


 

Dr. Leonardo Menezes, o prefeito interino Hingo Hammes, Aloísio Barbosa, secretário de saúde,
e Dr. Márcio Veiga, diretor técnico



O secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho também destacou a parceria do hospital com o município: “O Hospital Santa Teresa é de extrema importância para o nosso município, sendo um grande parceiro da saúde pública local. É uma unidade com alta relevância e uma equipe com grande capacidade técnica, sendo referência para a região serrana para procedimentos de média e alta complexidade. Temos muito orgulho de caminhar lado a lado com o hospital no cuidado com a população. Eu, particularmente, tenho orgulho de ter iniciado a minha vida acadêmica no Santa Teresa e de fazer parte de seu corpo médico. Parabéns ao hospital e a toda a Associação Congregação de Santa Catarina (Rede Santa Catarina) pelo respeito com nosso município”, afirmou.  

 

A história do Hospital Santa Teresa se confunde com a da Cidade Imperial. A medicina de Petrópolis nasceu nessa instituição. Médicos que ocuparam a direção da instituição, como Dr. Nelson Sá Earp, Dr. Hermogêneo Silva, Dr. Paulo Figueira de Melo e Dr. Arthur Sá Earp, se tornaram personalidades no município e deram nome a ruas e outras instituições.

  

A experiência adquirida fez com que o HST chegasse ao patamar de hoje, em que se consolida como um hospital referência não apenas na cidade de Petrópolis, mas também no estado do Rio de Janeiro. Com um corpo clínico multiprofissional altamente qualificado onde figuram os mais importantes expoentes da área médica regional, o HST tem sido palco de cirurgias de grande porte e de procedimentos inovadores, sendo referência em atendimento tanto para Convênios e Particulares quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além disso, o Hospital Santa Teresa conta com dois centros médicos que funcionam em perfeita sinergia com o hospital. Um fica localizado dentro da própria unidade, trazendo a praticidade de fazer tudo em um só local, e possui 15 consultórios para atendimento ambulatorial em diversas especialidades com conforto e segurança num espaço amplo e moderno. E o segundo, recém-inaugurado, fica em local estratégico, no Centro da cidade de Petrópolis, promovendo maior acessibilidade à população. Oferece atendimento em consultórios de infraestrutura diferenciada, com equipamentos modernos de tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados nas especialidades de Cardiologia, Angiologia, Geriatria, Ortopedia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.  

 

(Edição: 12/03/2021)

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE