PUBLICIDADE


 

 


Espetáculo em homenagem ao maior festival folclórico do mundo



Projeto será realizado através da Lei de Incentivo Aldir Blanc
 

De 13 a 21 de março, sempre às 19h, nas plataformas digitais da Xdaquestão Produções, os bois Caprichoso, Garantido, bem como todas as tradições do maior festival folclórico do mundo, realizado no município de Parintins no interior do Amazonas, serão enaltecidos através do grupo “Hip-Boi”, que ao longo dos últimos 21 anos espalhou dança, música e as tradições da programação, por toda a região. Contemplado com recursos do Inciso III da Lei Aldir Blanc, o projeto “Parintins – A Ilha Mágica” é encabeçado pela líder do coletivo, Priscila Castro, que desde 1999 coordena o grupo em Petrópolis.

 

“Neste projeto vamos mostrar de forma compacta, parte do nosso trabalho de pesquisa e divulgação do festival de Parintins, que já acontece há 21 anos. Selecionamos trechos dos melhores trabalhos para serem remontados mantendo criações originais e de raiz, incluindo as últimas novidades do Festival”, diz Priscila.

 

A festa que ocorre no último fim de semana de junho, destaca a rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido, num verdadeiro espetáculo que reúne cerca de 35 mil espectadores por ano. São danças, músicas, cores, costumes e rituais. A apresentação de cada um dos bois tem entre 2h e 2h30 de duração por noite e segue ordem de sorteio. Vinte e um quesitos são considerados pelos jurados na nota aos concorrentes, incluindo a galera, que sempre dá aula de animação.

 

“Estamos muito gratos e felizes por poder mostrarmos, mais uma vez em Petrópolis, a beleza desse Festival. Não temos dúvidas da grandiosidade do Festival e da relevância e riqueza da cultura do Boi-bumbá e ter o privilégio de representá-los através do nosso trabalho do Hip-Boi ao sermos contemplados no edital é uma honra para nós. Os bailarinos foram selecionados a dedo, são jovens talentosos, dedicados e acima de tudo, amantes do Festival e do grupo que passaram por nós, estudaram, se preparam, se formaram e dançaram conosco por muitos anos. Hoje, poder contar com a participação deles e ver que mesmo com o passar dos anos permanecem com o mesmo amor correndo em suas veias é algo mágico e indescritível”, pontua a líder do grupo Hip-Boi.

 

Para contar toda essa história, serão nove atrações desenvolvidas pelo coletivo. A primeira atividade será uma entrevista com o tema “Cultura, criação e consolidação”, trazendo um panorama sobre as raízes do festival. O bate-papo será conduzido pela jornalista Carla Coelho e a história fica por conta de Priscila Castro. Dando sequência às ações, haverá uma contação de história destacando o nascimento dos bois, comandada pelo ator Ariel Barbosa. O projeto contempla ainda, seis intervenções cênicas, dos principais personagens da festa: O Boi Bumbá, a Sinhazinha da Fazenda, Cunhã-poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte e Pajé. A última ação é uma Evolução do Garantido e Caprichoso que promete ser um espetáculo de emocionar.  A programação será realizada de forma remota, respeitando os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19.

 

A Curadora, entrevistada e coordenadora cênica é Priscila Castro, a contação de história ficou por conta do artista Ariel Barbosa, os bailarinos são Aline Pomin, Julia Vellasquez, Karina Oliveira, Tatiana Moura e Victor Silva. A Direção Geral e Executiva é assinada por Maurício Araújo e a Diretora de Produção, Secretária Teatral e Jornalista Responsável é Carla Coelho. As historiadoras são Maria Angela Gomes e Maria Lucia Diel, o Intérprete de Libras André da Silva Vieira, a vinheta foi elaborada pela equipe da Theobald Filmes e a edição ficou por conta de Fábio Branco. A produção do projeto é uma parceria entre a Comunicação Livre, o Grupo de Dança Hip Boi e a Xdaquestão Produções.

 

A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook e Instagram @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/xdaquestaoproducoes/), e ainda através do Youtube Xdaquestão Produções, de acordo com o cronograma abaixo:


13-03-2021 - sábado - 19h – Entrevista Priscila Castro

14-03-2021 - domingo - 19h – Contação de história

15-03-2021 - 2ª feira - 19h - Boi bumbá

16-03-2021 -3ª feira - 19h – Sinhazinha da Fazenda

17-03-2021 - 4ª feira - 19h – Cunhã Poranga

18-03-2021 - 5ª feira - 19h – Rainha do Folclore

19-03-2021 - 5ª feira - 19h - Porta estandarte

20-03-2021 - 6ª feira - 19h - Pajé

21-03-2021 - sábado - 19h - Evolução dos bois


(Edição: 13/03/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE