PUBLICIDADE


 


 

Vacinação acorre em seis pontos

Cadastro será aberto nesta segunda (22/3), às 21h

 

A Prefeitura de Petrópolis inicia nesta terça-feira (23/3) a vacinação de idosos com mais de 75 anos. Para se vacinar o idoso deve estar cadastrado junto a Secretaria de Saúde. O cadastro para este público deve ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), a partir das 21h desta segunda-feira (22). A ampliação da faixa etária para receber o imunizante é possível por conta da chegada de um novo lote com 14.285 doses de vacinas. Deste total, 14.170 são doses da CoronaVac, sendo 11.500 referentes a primeira dose e 2.670 referentes à segunda dose do imunizante. Outras 115 vacinas são referentes à primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca.

 

“A chegada de lotes maiores de vacinas, como o de hoje, é fundamental para que possamos ampliar a vacinação na cidade. Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos imunizar o maior número de pessoas possível no prazo mais curto possível. Nesta terça-feira (23) abrimos a vacinação para idosos com mais de 75 anos, mas já estamos planejando o atendimento a outras faixas etárias, assim como a ampliação do número de postos de vacinação”, diz o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que a vacinação está em andamento, mas é fundamental que as pessoas mantenham as medidas preventivas para que seja possível conter a propagação do vírus e superar este momento.

 

Até o último sábado (20/3), 18.637 pessoas foram vacinadas na cidade e 6.934 receberam a segunda dose. “Estamos empenhados em acelerar a vacinação, principalmente entre os idosos, por conta a vulnerabilidade. A chegada deste lote com um maior número de doses permitirá a ampliação para mais uma faixa etária, dando cobertura aos idosos a partir de 75 anos e aos profissionais de saúde ainda não vacinados”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

 

A vacinação seguirá sendo realizada em seis diferentes pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, do Quitandinha e do Itamarati - que funcionam de segunda a sexta-feira; e em três pontos que funcionam no sistema drive thru: no ginásio da UCP no Bingen, no Parque de Exposições em Itaipava, e no campus da UCP Benjamin Constant, no Centro, abertos de segunda a sábado. Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

 

Para atender a demanda maior por vacinação, a Secretaria de Saúde ampliou na semana passada o número diário de vagas para cadastro nos seis pontos de vacinação. Com isso a Secretaria passou a agendar a imunização de 200 pessoas em cada um dos três pontos de drive thru (Centro, Bingen e Itaipava) e 150 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha, Morin e Itamarati).

 

Para ser vacinado, o idoso precisa estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No momento do cadastro é importante estar atento ao dia em que o agendamento foi feito. O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando CPF, identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

 

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

 

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos e profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades. Idosos com mais de 77 anos começaram a ser vacinados na sexta-feira e nesta terça começa a vacinação de idosos com mais de 75 anos.

 

Cadastramento também pelo telefone

 

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

 

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE