PUBLICIDADE


 

Ator Fernando Vianna
 

A programação da I Mostra Rane de Cultura Negra tem atração para o dia inteiro durante os sete dias de realização. Até o próximo sábado (27) o público pode conferir uma série de interações artísticas em transmissões on-line e gratuitas pelo canal do youtube do evento. Em todos os dias as atrações começam às 14h e vão até as 20h. Nesta segunda, haverá exposição fotográfica, performance de teatro e apresentação musical.  A realização do evento é possível por meio de recursos obtidos pelos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

 

De autoria de Yuri Mendes, a Mostra Rane apresenta, às 14h, a exposição “Um Olhar Preto”, com a qual o fotógrafo exibe a sua forma de ver o mundo. Mais que compartilhar clicks de lugares, paisagens, momentos, Yuri busca expor seus sentimentos com relação a cada instante. O ator Fernando Vianna, da Cia Teatro Livro Aberto, estará às 18h, com a exibição da performance “Afetos: Heitor dos Prazeres”. O trabalho fala sobre o cantor, pintor e compositor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista foi um dos pioneiros na composição dos sambas e participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil.

 

A música encerra as atividades desta segunda-feira(21), com a apresentação dos DJs Igor Penha e Ernest Junior em uma apresentação de Black Music, que destaca a música negra americana dos anos 80 e 90. O show incorpora vários gêneros musicais: o R&B, o Soul, o Funk-Soul e Hip Hop. A Black Music é conhecida no Brasil como música afro-brasileira. Chegou no país no fim da década de 60 e foi um importante instrumento de afirmação do movimento negro. 

 

Amanhã, terça (23), a programação começa às 14h, com a contação de história de Cleo Fernandes, com a leitura de Lia de Itamaracá. Na sequência, haverá exposição de artes e oficina de dança, com Sulamita Costa. A performance teatral "Exercício Poético Sobre o Amor", com Yuri Mendes e Maicon Vianna.

 

Até o dia 27, a Mostra continuará com uma programação bastante diversificada com peça de teatro, show de música, danças, oficinas, contação de histórias, leitura dramatizada e exposição de fotos e artes plásticas. A programação vai oferecer atrativos em diferentes horários durante todos os dias de evento. A partir dessa primeira edição, a proposta é incluir a mostra no calendário oficial da cidade. “O objetivo é destacar a arte do artista negro da cidade. Preparamos uma programação bem variada, com opções para todos os gostos e assim mostrar o potencial artístico que temos", destaca a organizadora do evento, Simone Gonçalves. 

 

Programação

 

22/03  

14h - Exposição fotografias  de Yuri Mendes

18h - Performance teatral: Artes e Afetos:Heitor dos Prazeres com Fernando Vianna

20h – Apresentação musical, Black Music, com DJ Igor Penha  e Ernest JR

 

23/03  

14h - Contação historia com Lia de Itamaracá com Cleo Fernandes

18h - Exposição de Artes com Cipriano 

19h -  Oficina Dancehall, com Sulamita Costa

20h – Performance Teatral: "Exercício poético sobre o amor"  Yuri Medes e Maicon Vianna

 

24/03

14h - Contação de História, “Vovó não Quer Casca de Côco no Terreiro, com    Soninha Maracanã

18h - Performance teatral Páginas Viradas com Jarbas Paullous

20h – Apresentação musical com Lú de Oliveira

 

25/03

14h – Contação de história, A pedrinha OBAX com   Matheus Almeida    

16h - Oficina dança do ventre para a terceira idade , com Sandra Urselino

18h – Performance teatral, “Intolerância”, com Soninha Maracanã

20h – Apresentação “Música de Preto”, com Nicole e João Pedro

 

26/03

14h  - Oficina Abayomi e Turbante, com Soninha Maracanã

18h - Performance teatral: Memória Epidérmica com Yuri Mendes

20h – Performance Dança Corpos

 

27/03  

14h – Contação de história com Leandra Lima

18h – Leitura dramatizada “Deus não assiste TV”, com Maicon Vianna

19h - Oficina de consciência corporal, com Kyldare Rodrigues

20h - Show “Laços”, de Focos Produções

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE