PUBLICIDADE


 

  


Petrópolis recebeu nesta segunda-feira (01/3) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Com as 920 doses de CoronaVac que chegaram a cidade hoje, a Secretaria de Saúde já recebeu, desde a entrega do primeiro lote, em janeiro, doses suficientes para vacinar 16.630 pessoas. Até sábado, as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, já tinham vacinado 10.444 pessoas e aplicado a segunda dose do imunizante em 4.324 delas. As equipes trabalham neste momento na vacinação de idosos acamados, idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos que ainda não foram vacinados (que atuam em consultórios, clínicas e laboratórios, por exemplo). Profissionais de saúde com menos de 60 anos que têm comorbidades também serão vacinados.

 

No primeiro momento foram vacinados na cidade profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19 em hospitais e unidade de saúde públicas e privadas, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. Também já foram vacinados 1.003 idosos com mais de 90 anos.

 

Atualmente a Secretaria de Saúde está vacinando idosos com idade entre 85 e 89 anos e pacientes acamados. Para estes dois públicos, 3.934 cadastros foram feitos até o início da noite de domingo, sendo 2.250 idosos entre 85 e 89 anos e 1.684 pacientes acamados com mais de 60 anos.

 

Nesta terça-feira a vacinação será ampliada, passando a atender também profissionais de saúde com mais de 60 anos que atuam em clínicas, consultórios, laboratórios, e hospitais. Profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 que tenham algum tipo de comorbidade também serão vacinados. A vacinação para os profissionais de Saúde será concentrada no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

 

“A vacinação está sendo ampliada para atender o grupo dos profissionais de Saúde, mas continua para os demais grupos que já vinham sendo vacinados”, pontua o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho. O secretário destaca que a vacinação dos idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos continuará sendo feita em quatro pontos: nos dois pontos de drive thru e nas UBSs do Itamarati e do Quitandinha. Em paralelo, as equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) continuam vacinando os pacientes acamados em casa. “É um trabalho simultâneo, realizado em diferentes frentes e que será sempre ampliado com a chegada de mais doses da vacina” afirma o secretário de Saúde.

 

A vacinação de idosos com mais de 85 anos continua nesta segunda-feira (1º/3) nos pontos de drive thru na UCP da Rua Benjamim Constant e Parque de Exposições de Itaipava e nas UBS do Quitandinha e na UBS do Itamarati. Importante destacar que idosos que cheguem a pé aos pontos de drive thru também recebem a vacina. Em todos os pontos, as equipes aplicam as vacinas das 9h às 16h. Pacientes acamados cadastrados também continuam sendo vacinados em casa pelas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Em todos os casos é necessário fazer o agendamento prévio da vacinação no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

 

O município vem seguindo o Plano Nacional de Imunização, que estabelece que na primeira fase, sejam vacinados trabalhadores da saúde; idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência; deficientes maiores de 18 institucionalizados e idosos com mais de 75 anos.

 

Em Petrópolis, após a vacinação de profissionais da linha de frente que atuam em UTIs, urgências e emergências, as ações começaram a ser feitas de forma escalonada, avançando de acordo com disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde.

 

(1º / 03/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE