PUBLICIDADE


 

 

Museu Imperial



Amanhã (18/05) é comemorado o Dia Internacional de Museus, e por conta disso, o "IMC nas Redes – Conversas Culturais" terá como tema: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar". A live será transmitida nas redes da prefeitura (Facebook e Youtube) na quarta-feira (19), às 19h30, com a participação de representantes do Museu Imperial, Museu Palácio Rio Negro, Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, Museu Casa de Santos Dumont, entre outros. A mediadora do encontro será Ana Carolina Maciel, museóloga do Museu Casa do Colono.

 

"Vamos continuar fortalecendo o diálogo e ouvindo as pessoas. Esse encontro contribui para a difusão cultural na nossa cidade", ressalta o prefeito interino Hingo Hammes. "É muito bonito ver que essa live representa, mesmo que uma pequena parte, a riqueza e a diversidade de museus presentes na cidade de Petrópolis", disse Ana Carolina.

 

"Esse evento representa um importante trabalho de conexão e fortalecimento entre essas instituições culturais para debater o campo museal e nos inspirar para um futuro melhor, um futuro mais colaborativo, mais aberto ao diálogo, às troca culturais e ao aprendizado", completa a mediadora.

 

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) em comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições mobilizadas no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

 

Esse ano o tema escolhido propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso sério e crítico com o passado e ações criativas no presente em prol do desenvolvimento social.

 

Sobre o projeto "IMC nas Redes - Conversas Culturais"

 

Toda quarta-feira, serão realizadas Lives nas redes sociais da Prefeitura de Petrópolis (Canal de Youtube e Facebook), visando promover encontros entre agentes culturais, instituições de relevância, especialistas nas áreas dos diversos segmentos, procurando agregar informações e conhecimento. 

 

Convidados:

 

1. Claudia Maria Souza Costa. Historiadora. Coordenadora Técnica do Museu Imperial. IBRAM.

 

2. Cocco Barçante. Artista plástico e idealizador do Museu do Artesanato.

 

3. João Sergio da Silva Junior. Coordenador do Centro Cultural Estação Nogueira- Museu do Trem. IMC.

 

4. Juliana Possas. Assessora de eventos e exposições do Palácio Itaboraí- Fiocruz Petrópolis.

 

5. Pedro Fideles. Historiador. Coordenador do Museu Palácio Rio Negro. IBRAM

 

6. Raquel Wider. Diretora da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura.

 

7. Simone Wayand. Coordenadora do Museu Casa de Santos Dumont. IMC

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE