PUBLICIDADE


 

 


Centro Educacional comemora com série de atividades

 

Por Petrópolis em Cena

Você sabia que em meio às montanhas da Serra de Petrópolis existe um tesouro onde o autoconhecimento e a espiritualidades e encontram e que atua há sete anos transformando vidas por meio do ensino? Pois bem. É o Instituto Vishva Vidya, um centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica e que comemora esta semana seu sétimo aniversário. Vedanta é um conhecimento milenar que vem da Índia e auxilia as pessoas a compreenderem que a felicidade que tanto se busca não está em fatores externos, mas sim, dentro de cada um de nós. É também a filosofia por trás do yoga, ayurveda e astrologia, por exemplo.

 

Ao longo dos anos, o Instituto tem levado o nome de Petrópolis mundo a fora porque é da cidade que todas as aulas são ministradas, principalmente no formato online, já tendo alcançado a marca de 100 mil pessoas estudando Vedanta no Brasil. Seu fundador, o professor tradicional de Vedanta, Jonas Masetti, é reconhecido como um dos embaixadores da Tradição Védica na América do Sul. O reconhecimento foi feito em novembro do ano passado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Em seu pronunciamento, a autoridade indiana fala de Petrópolis ao discorrer sobre a seriedade, o comprometimento e a abrangência do trabalho do professor Jonas em disseminar Vedanta no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, o Instituto Vishva Vidya já recebeu visitas de todos os representantes oficiais do corpo diplomático da Índia no Brasil, tamanha a representatividade do trabalho realizado em Petrópolis.

 

“Importante os petropolitanos conhecerem e saberem que temos um trabalho contínuo e consolidado. Estamos sempre trazendo pessoas importantes para o município, que também levam o nome da cidade a partir do nosso trabalho. Queremos estreitar os laços e as parcerias em nosso município. Temos muito a contribuir, principalmente com todo o aspecto cultural da Tradição Védica”, destaca o professor Jonas.

 

Para marcar o aniversário de sete anos, o Instituto VishvaVidyapromove a “Semana dos Brahmanes”, evento de palestras e entrevistas com mestres da Tradição Védica. As comemorações vão até sexta-feira com atividades voltadas aos milhares de alunos do instituto. Posteriormente as gravações do evento vão alimentar as redes sociais do centro de ensino e do professor Jonas com material gratuito para os interessados no estudo da tradição védica.

 

Para quem quer se aprofundar neste caminho já há um vasto material gratuito disponibilizado nas redes sociais. Durante três anos, o professor Jonas Masettigravou diariamentepodcasts sobre os mais variados temas da tradição védica, alcançando mais de 150 mil pessoas todos os dias com seus áudios. As gravações estão disponíveis pelo canal “VedantaCast” no Spotify e Itunes. Sem falar nas centenas de vídeos publicados no canal do YouTube Jonas Masetti, que já soma mais de 122 mil inscritos.

 

Pioneiro no uso da internet como canal de ensino, o professor Jonas é um grande entusiasta do ensino à distância. “Sem a tecnologia, teríamos que atravessar um oceano para estudar a tradição védica com profundidade. Hoje é possível estar em contato com uma espiritualidade autêntica, dentro da sua casa, de qualquer lugar do mundo. É o propósito de fazer esse conhecimento chegar a cada vez mais pessoas”, ressalta o professor.

 

O Instituto foi criado logo após o retorno do professor Jonas da Índia. Ele passou 4 anos em um ashram, onde estudou com diversos mestres. O mais importante deles, SwamiDayananda, é reconhecido por toda a tradição védica como o maior mestre de Vedanta da atualidade.

 

Petrópolis foi escolhida para abrigar o instituto por toda a sua infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes para a realização de grandes eventos presenciais, suspensos agora na pandemia. Mas também por conta da localização privilegiada, próxima à capital, a aeroportos e com fácil acesso à rodovia. O campo energético e vibracional da nossa cidade também contribuiu para a instalação do Instituto. Mais tarde foi descoberto que linhas energéticas que circundam o Planeta Terra, chamadas de “Linhas Leys” passam exatamente no terreno do Instituto.

 

Vedanta é uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda as pessoas a compreenderem que a felicidade não está do lado de fora e sim no nosso interior, o que traz equilíbrio, bem-estar e harmonia aos praticantes. É também a filosofia por trás do yoga, ayurveda, astrologia e de toda a tradição védica. São estudos de textos reconhecidos como os mais antigos da humanidade. É um caminho espiritual, mas sem religião. Para todas as pessoas, de todas as crenças e de todas as idades.

 

Novas tecnologias para o ensino à distância

Jonas Masetti dá agora mais um passo para inovar. O Instituto vai inaugurar nas próximas semanas um conceito inovador de aulas online chamado de Full Interactive Learning®. O sistema é composto de 4 câmeras e 32 monitores dispostos em formato de “u” com o objetivo de que centenas de alunos possam se ver e ver o professor simultaneamente. Da mesma forma, o professor poderá visualizar todos os alunos ao mesmo tempo como se eles estivessem sentados assistindo à uma aula presencialmente.

 

“O princípio é que os alunos vivam uma experiência mais próxima a de estar presencialmente em uma sala de aula. Com essa inovação tecnológica pretendemos melhorar a qualidade das aulas, tanto na retenção do foco quanto na experiência para os alunos. O senso de realidade, o cuidado e o detalhismo despertam o interesse da mente para aprender melhor e manter a atenção por mais tempo”, explica o professor Jonas.

 


Professor Jonas Masetti


Um pouco mais sobre a história do professor Jonas Masetti

A busca por uma vida com mais sentido começou quando Jonas ainda trabalhava no mundo corporativo. Formado em Engenharia Mecânica, pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), Jonas Masetti foi sócio-fundador da Morning Star Consulting, onde atuou no mercado financeiro e de multinacionais como consultor de negócios. Sua empresa chegou a ser uma das maiores na área de consultoria em gestão e estratégia para grandes empresas. Mas aquele estilo de vida não o completava mais. Largou a carreira empresarial sólida e de sucesso para se dedicar à busca de uma transformação em sua vida e foi morar por quatro anos na Índia para estudar com grandes mestres do autoconhecimento.Voltando ao Brasil, escolheu Petrópolis para abrigar seu Instituto e caminhar no propósito de levar a mais pessoas o autoconhecimento, a paz e a harmonia que a Tradição Védica trouxe a sua vida. Hoje por meio de cursos abertos e fechados, os ensinamentos do professor Jonas impactam centenas de milhares de vidas no Brasil, e em países como Estados Unidos, Portugal, Chile, Suíça, França, Itália, Espanha, Holanda e Austrália.

 

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE