Brasil precisa de profissionais especialistas nas UTIs

 

Por Petrópolis em Cena

A chegada da pandemia destacou a necessidade de formar profissionais especialistas na área de Medicina Intensiva. Com a grande demanda de pacientes nos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde e de muitos hospitais particulares no Brasil não tiveram a possibilidade de contratar especialistas na área, pois não existem profissionais suficientes no mercado para suprir essa carência.

 

“A pandemia pelo novo Coronavírus deixou evidente a necessidade de termos médicos bem formados na área da terapia intensiva. Esses médicos, com especialização, são os que melhor atuam frente aos pacientes graves e que necessitam de cuidados intensivos de saúde”, explica Miguel Koury, coordenador de Residência Médica (COREME) da UNIFASE/FMP.

 

As inscrições para o Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva da UNIFASE/FMP e da Associação Congregação de Santa Catarina - Casa de Saúde São José (CSSJ) estarão abertas até o dia 09 de julho. A prova será aplicada no dia 18 de julho. O edital completo está disponível no site: www.unifase-rj.edu.br.

  

“A questão da formação em Medicina Intensiva vem se tornando cada vez mais necessária e importante em virtude dos avanços no cuidado ao paciente grave. Existem muitas áreas de especialização dentro da UTI e é muito importante que existam profissionais com formação completa para que possam trabalhar em qualquer UTI. A Faculdade de Medicina de Petrópolis oferece ampla estrutura para formação médica na área, pois além das três UTIs do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, duas gerais e uma de pós-operatório, também há convênios que nos permitem enviar o nosso residente para outros centros de excelência não só na cidade, mas também para outros municípios no estado do Rio de Janeiro”, destaca o médico Luís Eduardo Fontes, supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva da UNIFASE/FMP.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem