Valéria Cardoso (Foto: divulgação)

Projeto de autoria de Valéria Cardoso é voltado ao público infanto-juvenil


Por Petrópolis em Cena

Será lançado nesta sexta-feira, 9 de julho, o vídeo educativo “14 BIS”, uma produção da arte-educadora Valéria Cardoso em parceria com a produtora This is Hard e o estúdio Amon Som. Voltado ao público infanto-juvenil, o curta metragem promove uma visita ao museu Casa de Santos Dumont apresentando inventos e curiosidades da vida de um dos mais ilustres e brilhantes moradores de Petrópolis. O projeto foi selecionado no edital de fomento à cultura do Instituto Municipal de Cultura (IMC).

 

O vídeo educativo reúne cultura, música e computação gráfica para mostrar Santos Dumont e “A Encantada” de forma inovadora. A visita será guiada por Valéria Cardoso, que promete encantar os visitantes com as descobertas e a vida do inventor. Na trilha sonora do curta está a música 14 Bis, de autoria de Valéria Cardoso, uma homenagem ao “Pai da Aviação”.

 

Nos últimos seis anos, Valéria Cardoso vem pesquisando sobre o ilustre inventor, desde que a arte-educadora se apresentou pela primeira vez na Casa de Santos Dumont. Em 2015, ela lançou a semente deste projeto ao participar de uma proposta educativa no referido museu, ao lado do pianista Eduardo Fernandes. Na ocasião, Valéria apresentou algumas de suas músicas, inclusive a que comporá o vídeo em questão, ‘14 Bis’, com grande sucesso entre a garotada.

 

 “A ilustre personalidade de Alberto Santos Dumont marcou a história do nosso Brasil. E a cidade de Petrópolis é a referência a esse grande inventor, já que abriga a sua casa. ‘A Encantada’, portanto, é um dos mais valiosos patrimônios culturais desta cidade, e atrai diariamente turistas de diversas partes do país e do mundo”, lembra Valéria. A autora do projeto acrescenta que o Patrono da Aviação é, sem sombra de dúvida, um dos maiores exemplos de patriotismo, empenho, determinação e trabalho para a sociedade de que se tem notícia. “Por isso queremos que nossos jovens possam conhecer Santos Dumont e admirá-lo!”, completou.

 

Valéria é professora de música e artes e há 15 anos dedica-se à Educação Infantil, desenvolvendo-se na didática e no compromisso com a educação em sua prática diária.

 

O vídeo tem duração de aproximadamente sete minutos. A produção audiovisual e computação gráfica contam com a direção de Felipe Laureano, já a produção musical é assinada por André Amon. O curta é indicado ao público com idade entre 4 e 11 anos e será exibido no Canal do Conselho Municipal de Cultura (Youtube), além de ter sua distribuição em escolas da cidade em uma parceria do Instituto Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem