Município terá sede do Cis-Serra

Escolha da cidade teve o apoio de representantes de 11 municípios

 

Petrópolis foi a cidade escolhida para abrigar a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana. A proposta de trazer a sede do Cis-Serra para a cidade Imperial foi apresentada pelo prefeito interino Hingo Hammes e pelo secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, em reunião com prefeitos e representantes de outros 11 municípios da região na tarde de sexta-feira (27/08), em Itaipava. É a primeira vez que o município abrigará a sede do Consórcio. A transferência da sede foi aprovada por unanimidade e é o primeiro passo dentro do processo de reestruturação do Consórcio de Saúde entre os municípios. Hoje a sede está instalada no município de Cordeiro. O CIS-Serra foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer as ações de Saúde entre municípios, como compra de insumos e prestação de serviços.

 

“Agradecemos a todos os prefeitos e representantes que aqui estão pela confiança em transferir a sede para Petrópolis. Isso nos honra muito. Temos muitas demandas em comum, que começaram a ser discutidas hoje aqui. Esta união entre os municípios é fundamental, pois nos fortalece. O consórcio é um instrumento importante na busca por melhorias na estrutura da rede de saúde, para que posamos fazer as coisas saírem do papel de forma mais ágil. Contem conosco, com o nosso empenho e com o nosso trabalho neste sentido”, destacou o prefeito Hingo Hammes. 

 

Durante o encontro, representantes das prefeituras trocaram informações sobre serviços prestados na rede pública de Saúde e destacaram a importância da instalação de um hospital para tratamento de pacientes oncológicos na região.

 

“A união de todos no Consórcio nos dará capacidade de alavancarmos cada vez mais a região Serrana. É uma união que nos fortalece para lutarmos juntos por causas maiores, como a instalação do hospital do câncer. Também abre a possibilidade de troca, entre os municípios, com cada um indicando o que pode fazer, o que pode disponibilizar para que possamos, juntos, melhorar o atendimento aos usuários da rede SUS”, pontua o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

 

O encontro teve a presença de prefeitos, secretários de Saúde e representantes de 11 municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Sumidouro, Bom Jardim, Casemiro de Abreu, Duas Barras, Macuco, Cantagalo, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Moraes, além de integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ).

 

“Tivemos hoje uma reunião bastante produtiva em que todos concordaram com a escolha de Petrópolis para receber a nova sede e em que ainda demos andamento às discussões importantes neste processo de reconstrução do consórcio, como, por exemplo, a eleição da nova mesa diretora – que ocorrerá no fim do ano - a importância dos aportes financeiros do Estado e ainda sobre as melhorias nas prestações de serviços”, explica o vice-presidente regional do Cosems, e secretário de Saúde de Bom Jardim, Wueliton Pires.

 

“Foi um encontro bastante positivo aqui em Petrópolis. Dentre os 16 municípios da nossa região, 11 compareceram. A boa interlocução entre gestores de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo que vemos hoje também fortalece o consórcio. É uma união importante para que juntos possamos defender interesses em comum, como por exemplo a instalação de um hospital de oncologia na região, a distribuição igualitária de vacinas contra a Covid-19, e tantas outras demandas comuns a todos os municípios na área de Saúde” lembra o diretor regional do Cosems e secretário de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa.

Representantes dos municípios voltam a se encontrar para discutir a implementação de melhorias na rede da Saúde no dia 1º de outubro no município de Bom Jardim.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem