PUBLICIDADE


 

 


 


 

 

75 unidades receberam alunos nessa segunda (13/08)

 

As aulas presenciais no modelo híbrido foram retomadas nesta segunda-feira (13/09) na rede municipal de Petrópolis, após 18 meses do início do atendimento exclusivamente remoto. Ao todo, 75 unidades escolares receberam alunos das turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, conforme calendário de retorno estipulado pela Secretaria de Educação. As turmas do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio também retornam o atendimento presencial.

 

“As escolas foram preparadas para esse retorno, com a estrutura necessária para garantir os dispositivos de segurança preconizados no plano de retorno”, afirmou o prefeito Hingo Hammes que fez questão de visitar algumas escolas nesse primeiro dia de retorno presencial. Ele esteve na E. M. Santa Terezinha, no Vila Rica; E. M. Carlos Canedo, em Barra Mansa, e E. M. Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio.

 

As escolas foram abastecidas com merenda e EPIs. Segundo a secretária de Educação Márcia Palma, também receberam todo o suporte necessário para o retorno da melhor forma possível.

 

A E. M. Monsenhor João de Deus Rodrigues foi uma das unidades que recebeu os alunos do ciclo. “Fomos uma das primeiras escolas a receber o selo escola segura e estamos prontos para receber nossos alunos. É uma alegria saber que as crianças retornarão para esse espaço que foi preparado com tanto carinho. Os pais estão felizes. Professores e funcionários também”, contou o diretor da E. M. Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula Júnior.

 

A orientadora e professora Aline Reis falou sobre a adaptação das crianças no retorno presencial. “Precisávamos voltar. As crianças e adolescentes têm capacidade de se adaptar às condições diferentes com muito mais facilidade que os adultos. Até com relação ao distanciamento, uso de EPIs, quando conversamos com eles, eles entendem o que devem fazer e o porquê de todos os cuidados. Tenho certeza que avançaremos dia após dia, com segurança, carinho e paciência”, contou.

 

Vale destacar que o retorno presencial é opcional. As famílias que optarem continuar no atendimento remoto continuarão tendo o suporte através da plataforma Educa em Casa e interação com os professores conforme orientação da gestão escolar. O mesmo vale para os alunos que utilizam as atividades impressas.

 

Rafani Werneck, mãe do João Pedro, aluno da E. M. Monsenhor João de Deus Rodrigues, disse que o filho estava ansioso pelo retorno.

 

“Todos nós estávamos. As crianças precisam da escola, do contato com os colegas, professores e amigos. Faz toda a diferença o ensino presencial. A alegria é enorme hoje”.

 

Calendário de retorno

 

O escalonamento de retorno das aulas na rede municipal continuará conforme o calendário:

 

Grupo 2: Retorno em 27 de setembro - Turmas do 4º / 5º e 9º anos do Ensino Fundamental + Turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Diurno e Noturno.

 

Grupo 3: Retorno em 4 de outubro - Turmas do 4º e 5º períodos da Educação Infantil + as turmas do 6º / 7º e 8º anos do Ensino Fundamental + classes especiais + salas de recursos multifuncionais.

 

Grupo 4: Retorno em 11 de outubro - Turmas de Centros de Educação Infantil – 0 a três anos + 3º período das Escolas de Educação Infantil.

 

O horário de atendimento, neste primeiro momento, foi reduzido, com máximo de três horas diárias, e os professores tiveram as cargas adaptadas para garantir tanto o atendimento dos alunos que estarão no presencial, quanto dos que estiverem no remoto. Os protocolos sanitários serão respeitados e retornaram as unidades com a certificação Escola Segura.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE