Para comemorar os 175 anos de nascimento e o centenário de morte da princesa D. Isabel, o Museu Imperial, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora promoverão o congresso “De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921) ”.


O congresso será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, em ambiente virtual, com transmissão pelo canal do Museu Imperial, no YouTube (youtube.com/museuimperialvideos). As sessões acontecerão em dois turnos: na parte da manhã, com início às 10h, e, à tarde, a partir das 15h.


Com curadoria de Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, integrantes da Área de Pesquisa do MIMP, Maria de Fátima Moraes Argon, presidenta do IHP, e Bruno Antunes de Cerqueira, presidente do IDII, o evento acadêmico será composto por conferências e palestras que abordarão as pesquisas mais recentes sobre  D. Isabel, permitindo, para além da análise de sua própria história de vida, a  compreensão de questões mais amplas, inerentes ao período imperial brasileiro e ao mundo do Oitocentos, incluindo as relações entre gênero e poder; entre as elites políticas e os abolicionismos.


O evento contará com a parceria do Musée Louis-Philippe, cuja sede é o Castelo d’Eu, onde D. Isabel viveu boa parte de seu exílio, na França. Representarão a instituição na abertura do congresso, o prefeito da cidade de Eu, Michel Barbier, o diretor do museu, AlbanDuparc, e o presidente da Associationdes Amis du Musée Louis-Philippe, Arnaud de Gromard.


As temáticas abordadas contemplarão as áreas de História, Ciências Sociais, Letras, Educação, Direito, Museologia, Artes e Turismo. O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.


O congresso será gratuito e não haverá inscrições. Os ouvintes que desejarem obter o certificado de participação deverão atestá-la através de um link que será disponibilizado no chat durante as transmissões, em cada sessão do evento (manhã e tarde), e contabilizar, no mínimo, 75% de presença. Carga horária: 20h.


Mais informações e a programação completa encontram-se no site do Museu Imperial: museuimperial.museus.gov.br/congressoisabel

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem