PUBLICIDADE


 

 


 



Prefeitura de Petrópolis oferece atendimentos e palestras no Outubro Rosa

 

Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer de Mama. A data faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, além de levar informações de tratamento sobre a doença para a redução da mortalidade. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Petrópolis realiza ações nos postos de saúde da cidade, palestras e mutirões de atendimentos com o objetivo de alertar as pessoas para os cuidados com a doença.

 

A médica ginecologista Tatiana Deola atua na rede de saúde de Petrópolis atendendo pacientes no Centro de Saúde Coletiva do Centro da cidade. Ela explica a importância da conscientização sobre o câncer de mama, pelo Outubro Rosa, além de abordar assuntos como causas, formas de prevenir e tratar a doença.“Essa comorbidade atinge a mama e pode se espalhar para o resto do corpo. É importante a conscientização para o diagnóstico precoce da doença”.

 

O tratamento da doença varia da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Tatiana explica algumas das formas de acompanhamento do câncer de mama: “Pacientes podem precisar de cirurgia associada com radioterapia, o tratamento pode ser com cirurgia para diminuição do tumor com quimioterapia antes da cirurgia, mas depende do estágio que a doença se encontra. O tratamento busca retirar a nodulação quando possível e pesquisar o linfonodo sentinela, que são as células malignas que ficam na região de drenagem das axilas”.

 

Ela aponta quais as formas de prevenção ao câncer de mama, relacionadas a mudança de hábitos: “Mudança do estilo de vida, redução do tabagismo, alimentação adequada, restrição de bebida alcoólica, diminuição do sedentarismo e maior ingestão de líquidos são alguns dos fatores que ajudam a prevenir o câncer. Mas não só isso. Também oferecem mais saúde e maior qualidade de vida”.

 

A ginecologista alerta o cuidado que as mulheres devem ter e que podem diagnosticar o câncer inicialmente por meio do autoexame: “Com essa ação a mulher pode identificar algum nódulo, alguma alteração na mama, e a partir daí, procurar o profissional adequado para o acompanhamento”. Ela ainda explica como deve ser feita a técnica: “A mulher no período fértil deve colocar uma mão atrás da cabeça. E com a mão oposta ela apalpa a mama de fora pra dentro, fazendo isso nos dois lados, pelo menos uma vez por mês”.

 

O câncer de mama ultrapassou o de pulmão em 2021 e se tornou o tipo mais frequente do planeta. No Brasil, a estimativa do Inca para 2021 é de 66 mil novos diagnósticos e mais de 18 mil mortes. Cerca de 1% dos casos acometem os homens. “Homens também devem se preocupar com a doença. É uma pequena porcentagem que tem câncer de mama, mas eles também devem manter todos os cuidados que são recomendados para as mulheres”, explica Tatiana.



Dra. Tatiana Deola


 

Ações no Centro Administrativo, HAC e Dia D no próximo sábado

 

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Petrópolis realiza ações nos postos de saúde da cidade, palestras e mutirões de atendimentos com o objetivo de alertar as pessoas para os cuidados com a doença. Nesta segunda-feira (18) começou a programação de atividades no Centro Administrativo da Prefeitura para servidores e funcionários, com palestras de representantes da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e da médica oncologista Ingrid Campos Moura.

 

Nesta terça-feira (19) foi a vez da nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Thais Riguete, palestrar no local. Nesta quarta-feira (20), a partir das 14 horas, serão oferecidos a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, assim como orientações em saúde. Na quinta-feira (21), a médica radiologista Karuline Catein será a palestrante do dia. Encerrando a programação no Centro Administrativo, na sexta-feira (22) o diretor das das Academias de Saúde, o professor Renato Farjalla, realizará um aulão de atividades físicas às 14 horas.

 

No próximo sábado, 23 de outubro, é o Dia D da Campanha do Outubro Rosa em Petrópolis. Em mais de 40 unidades de saúde do município serão realizadas educação em saúde, exame ginecológico com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, e atividades com as mulheres. A ação ocorre das 9h às 16h.

 

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) é referência na rede pública em cirurgias oncológicas – com destaque para os procedimentos de mastectomia e reconstrução de mama e também no diagnóstico da doença. O mutirão para ultrassonografias de mama está sendo realizado aos sábados e domingos no hospital. Nos dias 21 e 22, será oferecido um almoço especial para pacientes internados e colaboradores. Além disso, nessas datas serão realizadas ações de conscientização, em parceria com os profissionais da APPO.

 

No dia D da campanha, em 23 de outubro, será realizado o mutirão de exames na unidade. Além da ultrassonografia de mama, serão ofertadas ultrassonografias transvaginais e cirurgias de reconstrução de mama. No dia 25 as pacientes internadas passarão por uma tarde de beleza, que incluirá cabelo e maquiagem. No hospital também haverá a distribuição de brindes para as pessoas internadas no hospital e na urgência.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE