PUBLICIDADE


 

 



O Outubro Rosa 2021 foi oficialmente aberto no fim da tarde desta sexta-feira, 1° de outubro. Este ano, a solenidade de abertura foi realizada no Hospital Alcides Carneiro, hospital de referência em atendimento a pacientes com câncer na cidade. O intuito foi chamar a atenção do poder público para a importância de investir no Hospital, que funciona como uma UNACON, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, sendo referência para quem busca o cuidado, com exames periódicos que possibilitam o diagnóstico precoce, além da cirurgia e tratamento.

 

Antes de dar início à solenidade, uma benção especial foi dada pelo Bispo Dom Gregório Paixão, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Hospital Alcides Carneiro. O bispo chamou a atenção para a importância do auto cuidado, principalmente para as mulheres, acostumadas a cuidar de todos e, que muitas vezes negligenciam os cuidados com si próprias.  “Aí está à importância do Outubro Rosa, para lembrar a estas mulheres de cuidarem de si e que nós, unidos pela ciência, possamos com coragem vencer esse mal que pode visitar a nossa vida, que é o câncer”. Dom Gregório parabenizou a todas as mulheres pela vida, as que venceram o câncer e aos médicos que são aliados na luta contra a doença.

 




Após a benção de Dom Gregório, todos seguiram para a entrada do hospital, onde aconteceu a solenidade de abertura, que contou com a presença da presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos, da madrinha do Outubro Rosa 2021, Gisele Rodrigues, do deputado federal Hugo Leal, do prefeito interino, Hingo Hammes, do secretário de saúde, Dr. Aloísio Barbosa, dos vereadores Gilda Beatriz e Fred Procópio, do presidente do SEHAC, Luiz Boden Neto e da administradora do Hospital Alcides Carneiro, Ronye Faraco.

 

Depois de cumprimentar a todos, a presidente voluntária da APPO Ana Cristina Mattos, falou da importância do Hospital Alcides Carneiro para os pacientes com câncer e destacou ainda, a necessidade de investimentos em cuidados paliativos. Uma lei está sendo desenvolvida pela APPO, em parceria com o FNCC, o CTO, a FioCruz e a Associação de Cuidados Paliativos do Estado do Rio de Janeiro, para dar qualidade de vida aos pacientes que não tem mais chances de cura.

 

Hingo Hammes e Ana Cristina Mattos


“Nosso sonho é que não falte insumos, medicamentos e equipe médica para cuidar, não só dos pacientes com câncer, mas de todos que dependem do Hospital Alcides Carneiro, e mais do que isso, é preciso ter uma atenção especial com aqueles pacientes que estão no fim da vida. Investir em cuidados paliativos, em uma equipe multidisciplinar, é dar amor e dignidade, no momento que mais precisam. Por isso estamos aqui, para abraçar o Hospital Alcides Carneiro e pedir aos governantes que tragam mais verbas e equipamentos para o nosso hospital”, destacou Ana Cristina.

 

O deputado federal Hugo Leal homenageou as mulheres que conseguiram vencer o câncer e também as que partiram, lembrando da mãe, dona Vicentina, que faleceu da doença, no início deste ano. O deputado se comprometeu a buscar investimentos para o Hospital. “Vamos levantar recursos, ainda este ano, para trazer ano que vem para o Hospital Alcides Carneiro, o mamógrafo digital que é mais do que necessário”, ressaltou Hugo Leal.

 

Durante a solenidade, uma chuva repentina fez com que todos fossem para dentro do ambulatório, onde o prefeito interino de Petrópolis Hingo Hammes discursou. Hingo falou sobre um projeto de ampliação e reforma do Hospital Alcides Carneiro, com teto de R$ 35 milhões, por parte do Governo do Estado, onde o setor de oncologia estará incluído e parabenizou a APPO pelos serviços pretados à sociedade. “O trabalho feito na APPO é imprescindível e onde o poder público não consegue chegar, uma demanda fundamental para que possamos avançar nos cuidados nesta área tão importante da saúde que é a oncologia” destacou Hingo Hammes.

 

Como forma de reconhecimento, o prefeito interino, Hingo Hammes, entregou a presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos, um certificado pelo empenho e comprometimento pelos serviços prestados diante das pessoas que são acolhidas pela APPO, e por manter toda estrutura e zelo, mesmo durante a pandemia. A Casa de Apoio, tem capacidade para até 20 pessoas. No momento, 13 acolhidos estão nas dependências da APPO, que opera com um número reduzido, em função da pandemia no novo coronavírus.

 

A solenidade foi encerrada com uma benção do diácono Cláudio Portilho, da Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, que parabenizou a toda equipe da APPO pelas ações desenvolvidas na cidade, pelo acolhimento e cuidado com aquelas pessoas que são acometidas pelo câncer.

 

 

Programação do Outubro Rosa

Para todo o mês de outubro, a APPO preparou uma programação que conta com palestras em unidades de saúde do município e também no Hospital Alcides Carneiro. Os interessados em participar das palestras, que vão acontecer em Postos de Saúde da Família e unidades do Cras, devem entrar em contato com as unidades e agendar a participação, com objetivo de evitar aglomerações. Durante as ações, serão tomados todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como s obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

 

01/10

17h30 – Abertura Oficial Hospital Alcides Carneiro

 

04/10

9H - PSF 1 de Maio – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

14H – Cras Madame Machado – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

05/10

9H – PSF Boa Esperança, Itaipava – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

15H - PSF Jesus Menino de Praga – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

06/10

9h - PSF 24 de Maio – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

14h – Cras e PSF Posse – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

07/10

09h – PSF São Sebastião – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

09h – Grupo RadioSerra –Workshop de Amarração de Lenços

15h – HCC

 

09/10

09h – Paróquia São Judas Tadeu - Palestra e entrega de Cestas Básicas

 

10/10

09h – Praça de Cascatinha – Ação Social

 

11/10

09h – Rede de Farmácias Itaipava – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

14h – Rede de Farmácias Itaipava – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

19h – Universidade Cruzeiro do Sul – Palestra On-line

 

13/10

14h – Cras Retiro – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

14/10

09h – Sede da Radioserra – Oficina de maquiagem com o Boticário

10h – Cebrac

15h – HCC

 

16/10

09h – Vale do Carangola – Roda de Conversa

 

17/10

09h – PSF Carangola – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

18/10

14h – Prefeitura Municipal de Petrópolis

14h – Restaurante Popular

 

19/10

09h – PSF Meio da Serra – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

14h – PSF Siméria – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

14h – Cras Itaipava – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

20/10

09h – Casa da Acolhida

 

21/10

09h – PSF Castelo – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

09h – Sede da RadioSerra – Palestra: A importância da Alimentação na Prevenção

10h – Refeitório HAC – Palestra: A importância da Alimentação na Prevenção

14h – Cras Corrêas – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

15h – HCC

 

22/10

09h – PSF Carangola – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

10h – Refeitório HAC – Palestra Importância da Alimentação na Prevenção

14h – Cras Centro – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

23/10

09h – Hospital Alcides Carneiro – Mutirão com Equipe Ambulatorial

 

25/10

13h – Hospital Alcides Caneiro – Tarde de Beleza

14h - Cras Quitandinha – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

26/10

11h – Hospital Santa Teresa

14h – Cras Independência – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

28/10

09h – Sede da Radioserra – Oficina sobre atividade física e terapias integrativas

15h – HCC

 

29/10

09h – PSF Castelo – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

19h – Universidade Estácio de Sá – Palestra: A importância do Diagnóstico Precoce

 

30/10

09h - Itaipava – Ação Social

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE