PUBLICIDADE


 

 



Hospital Alcides Carneiro e Postos de Saúde do município também realizam atividades

 

Com o tema “O Normal Mudou, o Câncer Não”, a Prefeitura de Petrópolis deu início no dia 1º de outubro à programação do Outubro Rosa na Cidade Imperial. A campanha celebrada mundialmente tem o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, além de levar informações de tratamento sobre a doença para a redução da mortalidade. A solenidade de abertura deste ano aconteceu no Hospital Alcides Carneiro (HAC), referência em atendimentos oncológicos em Petrópolis.

 

“É essencial lembrar que o HAC é o maior hospital da rede pública em Petrópolis e referência quando o assunto é oncologia. Sabemos que temos muito mais a fazer, mas ver toda a equipe do hospital unida em prol de uma causa, me dá ainda mais certeza de que esse é o caminho. Entregamos ao Estado um projeto importante para a reforma do hospital. Vamos continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população”, afirma o prefeito Hingo Hammes.

 

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Petrópolis realizará ações nos postos de saúde da cidade, palestras e mutirões de atendimentos no HAC. O dia 23 de outubro foi a data escolhida como dia D de conscientização da doença no município. Além disso, de 15 a 31 de outubro o Palácio Sérgio Fadel (prédio da Prefeitura) e o Obelisco, vão estar iluminados com a cor rosa em alusão à campanha.

 

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) é referência na rede pública em cirurgias oncológicas - com destaque para os procedimentos de mastectomia e reconstrução de mama e também no diagnóstico da doença. O HAC terá ações especiais ao longo do mês de outubro para incentivar a prevenção, ações de conscientização e exames, como ultrassonografias transvaginal e de mama, e mamografias. A equipe da unidade também realizará cirurgias para reconstrução de mama.

 

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, lembrou os esforços para manter os atendimentos em meio a pandemia no Alcides Carneiro. “A direção do HAC vem trabalhando para agilizar o fluxo de atendimentos para que possamos oferecer na rede pública um serviço cada vez melhor aos pacientes”, destacou.

 

Atividades no Hospital Alcides Carneiro

 

Nos últimos oito anos, o número de cirurgias de mama no Hospital Alcides Carneiro vem crescendo, passando de 51 em 2014 para 106 em todo ano passado e 141 até setembro deste ano.

 

Neste mês, o hospital conta com um mutirão de atividades. O mutirão para ultrassonografias de mama está sendo realizado aos sábados e domingos. Nos dias 21 e 22, será oferecido um almoço especial para pacientes internados e colaboradores. Além disso, nessas datas serão realizadas ações de conscientização, em parceria com os profissionais da APPO.

 

No dia D da campanha, em 23 de outubro, será realizado o mutirão de exames na unidade. Além da ultrassonografia de mama, serão ofertadas ultrassonografias transvaginal, mamografia e cirurgias de reconstrução de mama. No dia 25 as pacientes internadas passarão por uma tarde de beleza, que incluirá cabelo e maquiagem. No hospital também haverá a distribuição de brindes para as pessoas internadas no hospital e na urgência.

 

Atividades no Centro Administrativo

 

Na semana do dia 18 à 23 de outubro, serão promovidas palestras e atividades no hall de entrada do prédio do Centro administrativo da Prefeitura de Petrópolis, para servidores e funcionários. No dia 18, às 14 horas, será realizada uma palestra com uma representante da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Em seguida, às 16 horas, a palestra será com a médica oncologista, Ingrid Campos Moura. Na terça-feira (19), a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Thais Riguete, será a palestrante do dia.

 

No dia 20, a partir das 14 horas, serão oferecidos a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, assim como orientações em saúde. Na quinta-feira (21), a médica radiologista Karuline Catein será a palestrante do dia. Encerrando a programação no Centro Administrativo, na sexta-feira (22) o diretor das das Academias de Saúde, o professor Renato Farjalla, realizará um aulão de atividades físicas às 14 horas.

 

Dia D:

 

O dia 23 de outubro foi a data escolhida como dia D da campanha em Petrópolis. Nas unidades de saúde do município serão realizadas educação em saúde, exame ginecológico com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, e atividades com as mulheres. A ação ocorrerá das 9h às 16h, em mais de 40 unidades de saúde da cidade.

 

No dia 26/10, a equipe da Secretaria de Saúde fará um Pit Stop com educação em saúde, orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos e arrecadação de fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). A ação acontece na Praça Dom Pedro, das 09 às 16 horas.

 

As unidades de saúde do Alto da Serra, Posse, São Sebastião e Estrada da Saudade já realizaram ações de atendimento à população. Os postos de saúde do Alto da Serra e 24 de Maio (dia 14), Carangola, Vale do Carangola e Posse (dia 16), Alto Siméria e Caxambu Santa Isabel, (dia 19), Pedro do Rio (dia 21) e Vila Saúde (dia 30), completam a programação de atividades com atendimentos às mulheres, também das 09 às 16 horas.

 

Para atender a população, no dia 4 de outubro os profissionais e agentes de Saúde da Prefeitura receberam uma capacitação com o médico Carlos Vinícius, sobre mastologia voltada para o Outubro Rosa.

 

A programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis é realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Alcides Carneiro (HAC), Áreas Técnicas da Saúde, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC).

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE