PUBLICIDADE


 

 

           Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ capacita cerca de 10 mil jovens por ano 



Após selecionar os jovens, as empresas contribuintes podem matriculá-los, gratuitamente, no curso de Aprendizagem em Serviços de Vendas com início em 8 de novembro

 

 

O Senac RJ de Petrópolis está com inscrições abertas para as empresas que queiram capacitar Jovens Aprendizes no curso de Aprendizagem em Serviços de Vendas, com início no dia 8 de novembro. A oferta está disponível para todas as empresas e é gratuita para aquelas que são contribuintes do Senac RJ e do Sesc RJ. Para participar, a empresa deve selecionar os jovens, com idade entre 14 e 24 anos que estejam matriculados ou que já tenham concluído o Ensino Médio e, em seguida, inscrevê-los no curso do Senac RJ, onde eles receberão formação técnico-profissional. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2107-6050 (ramais 8504 e 8505) pelo site: https://www.rj.senac.br/jovem-aprendiz/ ou  e-mail jovemaprendiz@rj.senac.br.

 

O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ capacita uma média de 10 mil jovens por ano e atende mais de 3 mil empresas fluminenses. Somente neste ano, mais de 7 mil jovens já entraram no Programa. A iniciativa visa auxiliar as empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio de Janeiro a cumprir a Lei de Aprendizagem. No entanto, mais importante do que atender a cota é o retorno social, já que as empresas promovem a inserção do jovem no mundo do trabalho dando início de sua carreira profissional e o veem como porta para o futuro da empresa. De acordo com pesquisa realizada em 2021 pelo Senac RJ com as empresas parceiras, nos últimos dois anos, 58% das empresas efetivaram jovens aprendizes, cumprindo assim o objetivo principal de inserção do jovem ao mercado de trabalho e promovendo o aumento da empregabilidade no Estado.

 

Entre as empresas que contratam Jovens Aprendizes capacitados pelo Senac RJ estão Estúdios Globo, Coca-Cola, McDonalds, Windsor Hotéis, Supermercados Mundial, Amil, Drogarias Pacheco, entre várias outras grandes marcas do Estado do Rio de Janeiro. No interior do estado, o Senac RJ oferece cursos de Aprendizagem nas unidades de Cabo Frio, Campos, Itaperuna,  Macaé, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios e Volta Redonda, além de espaços parceiros nos municípios de Paraty, Angra, Itaguaí, Valença e Vassouras que possuem turmas abertas todos os meses. Empresas como Floresta, Cereais Bramil, Fundação Educacional Severino Sombra, Unimed Volta Redonda, Hotel Vila Galet, entre outras, estão entre as companhias do interior fluminense que possuem um programa de aprendizagem bem estruturado voltado para os jovens de suas regiões.

 

Além do curso de Serviços de Vendas, outros cursos disponíveis no Senac RJ são Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados, Serviços Hoteleiros, Serviços de Lanchonete, Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis e Serviços de Restaurante. Os cursos têm carga horária média de 1200 horas, sendo 480 horas teóricas. Em paralelo, o aluno realiza experiência prática na empresa contratante. Além de adquirir o conhecimento técnico, os jovens aprendizes do Senac RJ são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

 

As empresas que precisam de um apoio na seleção dos jovens profissionais também podem contar com o Senac RJ. A instituição oferece o serviço do Banco de Oportunidades que auxilia a empresa, gratuitamente, na divulgação das vagas e na captação de currículos. Mais informações pelo site www.bancodeoportunidades.com.br.

 

Lei de Aprendizagem

A Lei de Aprendizagem (Nº 10.097/2000) determina que todas as empresas a partir de 7 empregados contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE