PUBLICIDADE


 

 


Catedral São Pedro de Alcântara / Foto: André Carvalho




Gisele Oliveira - redação Petrópolis em Cena

 

Independe da fé que você professa, a ligação com o sagrado é uma área essencial na vida do ser humano. De alguma forma nossos sonhos, projetos e desejos são impactados no dia a dia, de diferentes formas, e buscamos auxílio no mistério da divindade. Claro, há exceções. Mas, via de regra, cada pessoa expressa a sua crença de forma ímpar, seja através das suas atitudes, das suas palavras ou até mesmo dos seus gestos diante das alegrias e também das adversidades da vida. 

 

Petrópolis é uma cidade charmosa e muito conhecida por seus tesouros históricos, que atraem turistas e visitantes o ano todo. Mas você sabia que a linda cidade de Pedro também oferece um riquíssimo Circuito Religioso? Sim, a diversidade de templos e espaços religiosos chama a atenção de quem quer conhecer um pouco mais sobre as diferentes expressões de fé.

 

Templos católicos, templo luterano, sinagoga israelita, mesquita muçulmana e umSantuário Ecumênico fazem parte do Circuito Religioso de Petrópolis. Nesses espaços é possível conhecer um pouco também sobre a cultura de vários países, através da arquitetura e dos ornamentos dos espaços religiosos, que fazem parte da história da Cidade Imperial. Agora, fique atento às opções de templos e se programe para visitá-los!

 

1- Catedral São Pedro de Alcântara

Vamos começar a nossa lista pela Catedral São Pedro de Alcântara. Um ícone da Cidade Imperial e ponto certo para aquela foto turística perfeita. A arquitetura da igreja revela a belíssima construção em estilo neogótico francês. No interior, é possível visitar o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu) e admirar as belas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. No altar gótico do Mausoléu é possível contemplar as relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme.

Celebração da Santa Missa: segunda a sábado, às 8h.

Domingo, 9h30, 11h30 e 18h30

Visitação: terça a sábado, 9h às 17h; domingo, 13h às 17h; feriados, 9h às 15h.

Telefone: (24) 2242-4300 - Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro Histórico.

 


2- Capela de Nossa Senhora da Conceição – Terra Santa

Construída pelos Franciscanos da Custódia da Terra Santa, inaugurada em 1888, a capela fica localizada na antiga Chácara da Terra Santa, que pertenceu ao Major Júlio Frederico Koeler, um dos fundadores da cidade de Petrópolis. Em 1918, o local serviu de abrigo para os atingidos pela epidemia de febre espanhola. Atualmente, além da Capela, o local abriga o Centro Educacional Terra Santa.

Celebração da Santa Missa:sábados, às 18h; domingos, às 10h.

Visitação: terça a sexta-feira, 8h às 11h.

Telefone: (24) 2246-1061 - Rua Visconde de Itaboraí, 590 – Valparaíso.

 

3- Capela Nossa Senhora da Assunção – Fazenda da Samambaia

A Fazenda da Samambaia é um lugar encantador da cidade,tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O lugar serviu de hospedagem para o Imperador D. Pedro I, por volta de 1822. A Capela é muito bonita e chama a atenção pela riqueza de detalhes, com um altar em estilo barroco, totalmente preservado. Essa foi a primeira capela oficial da Cidade Imperial, tendo sido reconhecida pelo Vaticano. 

Celebração da Santa Missa:terças-feiras, às 17h30.

Visitação à Fazenda Samambaia: terça a domingo, das 10h às 18h.

Ingresso: R$10,00.Visitação à capela apenas mediante agendamento.

Telefone: (24) 2246-2248 / 2242-3478 - Estrada da Samambaia, 138 – Samambaia

  

4- Capela Nossa Senhora Auxiliadora

Esse foi o primeiro templo erguido em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. Inaugurada em 1901, a capela nasceu da devoção dos descendentes dos colonos alemães. Em 1919, foi instalado um altar lateral em estilo gótico. Além disso, dois vitrais foram colocados ao lado da mesa de comunhão. As estações da Via Sacra, ao longo do caminho que leva à Capela, são marcadas por charmosas capelinhas que podem ser apreciadas pelos visitantes.

Celebração da Santa Missa:domingos, às 8h.

Visitação: mediante agendamento

Telefone: (24) 2235-9106 - Rua Doutor Paulo Hervê, 1539 – Capela.

 

5- Capela Nossa Senhora das Graças – Colégio Santa Isabel

Inaugurada em 1864, a capela possui pinturas folheadas a ouro, imagens vindas da França e um altar em madeira, com pintura impecável que imita com perfeição o mármore.A capela fica no interior do Colégio Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem a uma das rainhas de Portugal. Na época da inauguração, o templo teve como patronaa Princesa Isabel.

Celebração da Santa Missa:segunda a sexta-feira, às 18h20; sábados, às 17h e domingos, às 9h30.

Visitação: somente no horário da missa.

Telefone: (24) 2235-9106 - Rua do Imperador, 689 – Centro Histórico

 

6- Capela Nossa Senhora do Amparo

Construída entre 1868 e 1883, a Capela Nossa Senhora do Amparo possui um belíssimo altar, trazido da Alemanha. A construção reproduz a fachada de uma catedral gótica, com cinco torres, onde estão imagens de Nossa Senhora do Amparo, de São José e de São João Evangelista. O altar passou por um processo de restauração em 1993. A riqueza de detalhes do revestimento dourado e as formas ogivais, que destacam as características góticas, além das lindas imagens iluminadas, chamam a atenção de todos os visitantes.

Celebração da Santa Missa: segunda e sexta, às 17h45 e domingo, às 8h.

Visitação: somente no horário da missa.

Av. Roberto Silveira, 150 – Centro Histórico.

 

7- Capela Nossa Senhora do Sion

Construída entre 1914 e 1922, a Capela Nossa Senhora do Sion temestilo renascentista, possui uma nave central e duas colaterais com um coro em semicírculo. As abóbadas e os grandes arcos constituem as partes mais interessantes da obra. Localizada no prédio da Universidade Católica de Petrópolis, o monumento é inspirado na Capela da Congregação de Nossa Senhora de Sion, de Paris.

Celebração da Santa Missa: segunda a sexta-feira, às 18h30, e domingo, às 11h30.

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 17h às 21h.

Telefone: (24) 2244-4000 - Rua Benjamin Constant, 213 – Centro Histórico.

 

8- Igreja de Sant’ana e S. Joaquim

A construção da Igreja de Sant’Ana e S. Joaquim surgiu da necessidade demonstrada pelo operariado da Companhia Petropolitana, em sua maioria imigrantes italianos. Para angariar fundos para a construção, o povo realizou uma festa que durou três dias. 

Celebração da Santa Missa: sábado, às 18h30; domingo, às 7h, 11h e 18h; quinta-feira, às 20h; última terça-feira de cada mês, às 19h30.

Visitação: mediante agendamento

Telefone: (24) 2242 5846 - Praça Monsenhor Achiles Melo, 1 – Cascatinha

 

9-Igreja de Santa Catarina

Construída em 1921, a igreja tem estilo gótico. As paredes laterais contam com 14 imagens que representam a Via Sacra. A mesa de comunhão, em mármore branco e adornos em bronze dourado, traz em suas extremidades os símbolos da âncora e do peixe, representando respectivamente a salvação e os cristãos. Nos portões do altar, duas imagens de cervos representam o “beber na fonte de Deus”. Em 1997, para celebrar o centenário do templo, a igreja recebeu uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, esculpida em madeira pelo artista petropolitano Nando.

Celebração da Santa Missa:sábados, às 19h.

Visitação: mediante agendamento

Telefone: (24) 2242-2871Rua Montecaseros, 288 – Centro Histórico

 

10-Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Essa é uma das igrejas mais antigas. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George GottlobStröele. O templo, iniciado em 1863, era apenas uma casa, com a escultura de um cálice e pães na parede externa. Em 1903, revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de igreja, a torre foi construída, com elementos decorativos neogóticos: arcos ogivais e gárgulas. A torre possui relógio mecânico e sinos de bronze originais.

Cultos: domingo, às 9h.

Visitação: somente com agendamento.

Telefone: (24) 2242-1703 - Av. Ipiranga, 346 – Centro Histórico

 

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus / Foto: André Carvalho



11- Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Inaugurada em 1874, o projeto da igreja nasceu da vontade dos colonos alemães de possuir um templo próprio para sua devoção e reunião. O pedido foi concretizado pelo padre Teodoro Esch, que na época fundou uma escola para os filhos de alemães católicos e uma sociedade de canto para adultos, a Liedertafel. Em 1896, com a chegada dos Franciscanos, foi construído o convento, uma escola para meninos carentes e uma tipografia, que deu origem à Editora Vozes.

Celebração da Santa Missa: domingo, 10h.

Visitação: diariamente, das 7h às 19h.

Telefone: (24) 2242-6915 - Rua Montecaseros, 346 – Centro Histórico

 

12- Santuário Nossa Senhora do Amor Divino

A devoção à Nossa Senhora do Amor Divino é a mais antiga em Petrópolis. Em 1823, encontram-se referências à presença da imagem na Capela da Fazenda do Padre Corrêa, onde os devotos se reuniam. Entre eles, Dom Pedro I e a família que, ao hospedarem-se na fazenda, costumavam participar das celebrações. A crescente devoção levou à construção de uma igreja maior em terreno próprio, onde hoje é possível visitar o Santuário.

Celebração da Santa Missa:terça-feira e sexta-feira, às 18h; sábado, às 19h; domingo, às 7h, 10h e 18h30.

Visitação: mediante agendamento

Telefone: (24) 2221-2684 - Rua Vigário Corrêa, 195 - Corrêas

 

13- Igreja Nossa Senhora do Rosário

Em 1883, foi inaugurada a primeira Capela de Nossa Senhora do Rosário. O monumento religioso foi construído em parte com as doações coletadas por ex-escravos. Em 1953, devido aos efeitos do tempo na antiga capela, Monsenhor Gentil encomendou a construção de uma nova igreja. Para não interromper as celebrações, a primitiva capela foi mantida enquanto a nova igreja foi construída ao redor. Em 1956, durante a construção, surgiu uma nascente de água, que foi nomeada Fonte da Virgem, localizada atualmente dentro da Escola Monsenhor Gentil.

Visitação: diariamente, das 6h30 às 17h; quinta-feira, 6h30 às 16h.

Telefone: (24) 2242-1073 - Praça da Inconfidência s/n – Centro Histórico.

 

14- Mesquita Muçulmana BaitulAwal

Construída em 2016, a Mesquita Muçulmana BaitulAwalpermite que os visitantes possam conhecer melhor a cultura, hábitos e a religiosidade desse povo.A Comunidade Ahmadia é uma vertente do Islamismo no Brasil

Visitação: apenas com agendamento.

Telefone: (24) 99906-0929 - Estrada da Saudade, 215 - Estrada da Saudade

 

Mosteiro da Virgem / Foto: Marco Carvalho


15- Mosteiro da Virgem - Igreja Consagrada à Imaculada Conceição

A Igreja Consagrada à Imaculada Conceição foi inaugurada em 1989. O templo foi projetado pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, em estilo moderno. A igreja conta com um belíssimo painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços - típico das Sinagogas, representando a plenitude. O canto gregoriano nas missas e os famosos bricelets, deliciosos biscoitos suíços, fabricados pelas monjas, atraem dezenas de fiéis.

Celebração da Santa Missa: segunda a sábado, às 7h e domingos, às 10h30.

Visitação: diariamente, das 7h às 18h.

Telefone: (24) 2242-2394 / 2231-6393 -  Av. Ipiranga, 555 - Centro Histórico.


16- Ordem Religiosa do Carmelo de São José

Construído em 1917, o prédio abriga um mosteiro de clausura absoluta. É o único endereço no mundo que conta com uma imagem de Nossa Senhora da Saudade.

Celebração da Santa Missa: às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 8h, aos sábados e domingos.

Visitação: mediante agendamento

Telefone: (24) 2242-3434 -  Avenida Barão do Rio Branco, 1.164, Centro

 

Vale do Amor / Foto: André Carvalho



16- Santuário Vale do Amor

Localizado em meio à Mata Atlântica, rodeado pela natureza exuberante de Petrópolis, o Santuário é um dos locais mais bonitos para contemplar a criação. O espaço ecumênico abrange várias religiões, um grande jardim com estátuas e mensagens reflexivas. No local, é possível praticar meditação, yoga, danças sagradas, tai chi chuan, terapias integrativas, entre outras atividades.

Visitação: segunda a domingo, das 8h às 17h.

Ingressos: agendamento prévio para grupos. R$15,00 por pessoa. Crianças até 05 anos não pagam.
Telefone: (24) 98801-0310 (WhatsApp) - Estrada do Mata Cavalo, s/nº - Fazenda Inglesa


17- Sinagoga Israelita de Petrópolis

Inaugurada em 1949, a construção da sede da Sinagoga Israelita de Petrópolis foi uma ação entre amigos e voluntários. O espaço apresenta um pouco mais sobre a religião e os hábitos israelitas aos visitantes. Os primeiros judeus subiram a serra fluminense e instalaram-se em Petrópolis na virada do século XIX para o século XX.

Visitação: agendamento prévio.

Telefone: (24) 98855-7547 - Rua Aureliano Coutinho, 48 – Centro.

 

Trono de Fátima / Foto: Prefeitura de Petrópolis



18- Trono de Fátima - Capela de Nossa Senhora de Fátima

Um dos cartões postais mais belos de Petrópolis, o Trono de Fátima é mantido pela Congregação Mariana. A belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima, de 7 metros de altura, chama a atenção dos visitantes, que ficam vislumbrados com a composição do monumento. A capela fica no subsolo. O conjunto está envolto por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo – Temor a Deus, Piedade, Ciência, Fortaleza, Conselho, Inteligência e Sabedoria. O mirante possibilita uma visão incrível da paisagem da cidade. O pôr do sol no local é de tirar o fôlego.

Celebração da Santa Missa: às 15h, no domingo.

Visitação: sábado e domingo, 9h às 18h.

Telefone: (24) 2242-0313 - Rua Bispo Dom José, s/nº – Valparaíso

 

19- Caminho do Rosário

A procissão é realizada todo dia 13, com saída do Teatro Mariano, às 19h30 (quando a data cai entre segunda e sábado); às 17h30, se o dia 13 for em um domingo. Atualmente, a procissão está suspensa devido à pandemia.

Telefone: (24) 2242-0313 – Rua Frei Rogério, 95 – Centro.




 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE