Trabalho feito com os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio contribui para o estímulo à pesquisa já na Educação Básica

 

 

Preparar o aluno para as diversas possibilidades que ele terá no seu futuro profissional é uma das vertentes trabalhadas já nos primeiros anos no Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP). A pesquisa, um dos pilares da Universidade, é estimulada desde a Educação Básica. Resultado disso foi o projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental II e Médio que produziram uma Revista Científica com 14 trabalhos. Sob a orientação dos professores, cada turma elaborou o seu artigo científico, dos temas mais variados, vivenciando uma experiência acadêmica na escola e que pode ser conferida pelo público.

 

Com a pandemia, algumas atividades desenvolvidas no ano letivo precisaram ser reformuladas nesse período. A tradicional Feira do Conhecimento, uma iniciativa já visando um olhar mais abrangente e multidisciplinar do conteúdo trabalhado em sala de aula, deu espaço para uma Revista Científica, produzida exatamente no padrão de uma publicação acadêmica.

 

“A ideia foi que eles não perdessem o viés científico e também aprendessem já essa metodologia da pesquisa acadêmica, assim como a importância das fontes. Claro que levando em consideração as particularidades de um trabalho de um 6º Ano e o de uma 3º Série do Médio. Mas todos eles passaram pelo processo de um trabalho científico, com a sua estrutura formada pelo nome do artigo, os autores, o orientador, referências e o resumo”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do CAUCP, Daniel Caldeira, contando, inclusive, que o artigo da 3ª Série foi apresentado pelo Prof. Leandro Ricon na XV Semana de História Política, organizada pela UERJ. 

 

Assim como aprender sobre a metodologia de um trabalho científico, os alunos também vivenciaram todo processo para se tornar um pesquisador acadêmico. Os alunos da 3ª Série, por exemplo, criaram seu próprio currículo lattes, no qual constará o artigo produzido e a participação na publicação. O projeto da Revista Científica do CAUCP passará a ser uma atividade anual dos alunos, que ainda terão a Feira do Conhecimento como ferramenta para desenvolver outras manifestações do saber.

 

O projeto do CAUCP reflete um dos pilares da UCP, que se baseia na pesquisa, e a própria natureza do Colégio de Aplicação, que é o espaço para colocar em prática todo o conhecimento construído na nossa Universidade. O novo trabalho dos alunos soma-se a outras ações desenvolvidas para o estímulo à pesquisa, como a iniciação científica, trabalhada na graduação já nos primeiros anos dos cursos e, também, com os alunos do Ensino Médio do colégio que já foram contemplados com bolsas no Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, na categoria Junior.

 

Os artigos produzidos para a Revista Científica do CAUCP podem ser conferidos no site aplicacao.ucp.br

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem