PUBLICIDADE


 

 


 

Foto ilustrativa 

 

Está chegando um dos dias mais cobiçados pelos compradores: Black Friday, época famosa pelas ofertas especialmente programadas para conquistar consumidores. Com o avanço da tecnologia e impulsionados pela pandemia, as compras online devem ser as mais pedidas nesse ano e, para evitar dor de cabeça, o Procon Petrópolis, pontua algumas dicas. Mas, as compras em lojas físicas, também merecem atenção.

 

A principal orientação: Acompanhe os preços antes do início das promoções e anote!

“Também utilize, se possível, sites ou aplicativos de busca e pesquisa antes de concretizar a compra. Os cuidados devem ser redobrados. Mais de 80% das reclamações semanais que recebemos no Procon, se referem a problemas nesse tipo de compra, mas, é possível comprar seguramente, desde que alguns cuidados sejam levados em consideração, como pesquisar o site e o CNPJ da empresa, junto a outros sites como Receita Federal, Reclame Aqui, e Procon Brasil”, alerta o coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Badia.

 

Outro fato importante: Desconfie se o site não possui “endereço físico”, pois essa informação é obrigação legal. “Ao imprimir um boleto ou digitar um código de barras, inclusive para pagamento através de pix, verifique o beneficiário e veja se ele é o mesmo que está vendendo o produto ou serviço. Lembre-se em imprimir e salvar todos os seus passos na internet durante a compra”, completa Jorge Badia.

 

A Febraban – Federação Brasileira dos Bancos - divulgou recentemente cuidados que os consumidores devem ter nessa época de liquidação. A Federação alerta que quadrilhas aproveitam época para cometer crimes “através da criação de páginas falsas que simulam e-commerce, promoções fraudulentas e perfis falsos em redes sociais”, explica a entidade. Além das já alertadas, vale a pena também:

 

Verificar links patrocinados - o número de fraudes nesse sentido é alto. Uma dica é: sites seguros iniciam com "https";

Cuidado com formulários que solicitam dados pessoais;

Não faça uso de computadores desconhecidos para compras;

Não clique em links desconhecidos e mantenha o antivírus em dia;

Use, preferencialmente, cartões virtuais nas compras online;

Compre em sites conhecidos;

Cuidados também nas lojas físicas

 

Nas compras presenciais, também é necessário ter cuidado. “Evite as compras por impulso. Afinal de contas você está atrás de descontos específicos em determinados produtos. Tenha foco. Acompanhe os preços nos dias que antecedem a Black Friday”, acrescenta Jorge Badia.

 

O Procon Petrópolis salienta ainda que, o fato de haver desconto não anula ou diminui os direitos do consumidor. “No que diz respeito a troca e garantias. Pergunte, tire suas dúvidas antes de adquirir qualquer produto. As informações como preço e políticas de troca devem estar visíveis e claras no interior da loja. O consumidor possui, também, sete dias para desistir da compra, independente de defeito ou não. Esse prazo se inicia no momento em que o produto chega às mãos do consumidor e, caso haja a devolução, as despesas de correios/transporte são de responsabilidade do fornecedor”, conta o coordenador do Procon.


 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE