PUBLICIDADE


 

 



Iniciativa do Hospital Santa Teresa garante segurança e transparência aos pacientes

 

Com o objetivo de dar mais segurança e transparência durante a administração dos medicamentos aos pacientes, o Hospital Santa Teresa, de Petrópolis, implantou o projeto de checagem beira leito. O sistema, inédito em Petrópolis, está em funcionamento em todas as unidades abertas do hospital que atendem tanto ao Sistema Único de Saúde (SUS), como pacientes particulares e de convênio.

 

“Inicialmente, o sistema foi implantado em 37 leitos, mas rapidamente foi ampliado para todas as unidades abertas do Hospital. O novo sistema está alinhado aos valores da instituição e a nossa identidade organizacional já que promove uma melhoria no cuidado com o paciente, tornando o processo de administração dos medicamentos mais seguro e transparente também para os colaboradores”, avaliou o gerente assistencial, Márcio Pacheco Bastos.

 

A supervisora de enfermagem, a enfermeira Esther de Almeida Oliveira Silva Araújo, explica que a checagem é realizada na beira do leito: “Realizamos a leitura do QR Code da pulseira do paciente para conferir as informações. O sistema foi programado para alertar caso haja alguma divergência”, informou a supervisora, que apresentou o trabalho na 4ª Mostra de Trabalhos da Rede Santa Catarina no fim de outubro. Além do controle do que será ministrado, o sistema também é ajustado para permitir que o medicamento seja administrado com uma margem de segurança do horário prescrito pelo médico.

 

O diretor técnico do HST, o médico Márcio Veiga, avaliou como positivos os resultados alcançados: “Desenvolvemos no hospital uma cultura de segurança do paciente, com processos para que se sintam seguros desde a chegada até o momento da alta. Nossa missão é cuidar com segurança e a checagem beira leito é mais uma melhoria nesta cultura de segurança”.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE