Mostra ‘A Fantasia Exata’ contrasta a arte de Dolino com o imponente casarão

 

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe a partir desta quarta-feira (10.11) a exposição ‘A Fantasia Exata’, de um dos mais relevantes artistas contemporâneos do Brasil, Luiz Dolino. A mostra contrasta as características do impotente casarão do século XIX com os traços geométricos marcantes que caracterizam as obras de Dolino. Os visitantes poderão conferir os quadros do pintor até 23 de janeiro, de quarta a domingo, das 10h às 16h. 

 

Artista de longa trajetória no cenário brasileiro e internacional, Luiz Dolino, vem apresentando o seu trabalho há mais de meio século com regularidade em galerias e museus dentro e fora do Brasil, tendo exibido suas obras em mais de 40 países de todos os continentes.

 

“É uma grande alegria receber na Casa de Petrópolis, meu colega Dolino. Em sua obra, tenho interesse especial nos deslocamentos que ele faz como uma dança para suas formas geométricas. Isso faz dele um artista geométrico original, quando a maioria dos outros trabalham em composições ortogonais. Se eu fosse classificar sua obra, chamaria de geometria bailante, ou Dolino, o homem da régua dançante! ”destaca o também artista plástico Luiz Aquila, vice-presidente de arte e cultura da Casa de Petrópolis.”

 




O histórico de Dolino tem início em 1963, tempo em que estudou na Escolinha de Arte do Brasil, com Augusto Rodrigues, e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Ivan Serpa, renomados mestres de gerações de reconhecidos artistas brasileiros.

 

A partir de 1967, com sua participação na Bienal de São Paulo, Luiz Dolino tem sua pintura reconhecida e passa a figurar no calendário brasileiro de exposições individuais e coletivas. A bibliografia sobre sua obra é igualmente extensa e está presente em mais de 20 títulos. 

 

Dolino também é gravador, realizando trabalhos em metal e serigrafia. Faz cinema, atua como curador e dirigiu até recentemente a TV Escola do Ministério da Educação.




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem