PUBLICIDADE


 

 


 

Fanfarra Clownesca Musical


Ação integra o projeto Picadeiro Móvel, que traça um panorama da produção circense contemporânea e democratiza o acesso a essa linguagem artística 

 

No Dia do Palhaço, que será celebrado nesta sexta-feira, dia 10/12, o Sesc RJ realizará uma maratona de intervenções circenses em 15 pontos de 11 cidades do estado: Petrópolis, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Campos, São Gonçalo, Niterói, Teresópolis, Barra Mansa, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Três Rios.

 

A ação faz parte da 6ª edição do Picadeiro Móvel, projeto do Sesc RJ que traça um panorama da produção circense contemporânea através de apresentações artísticas, processos formativos e encontro entre profissionais. Também busca democratizar o acesso da população a toda a diversidade desta que é uma das mais populares manifestações artísticas.

 

Para evitar aglomerações, o Sesc RJ não divulgará local nem horário das apresentações, que serão cortejos em locais públicos. A proposta é surpreender o público que estiver circulando pelos pontos escolhidos em cada cidade. Em Petrópolis, os grupos envolvidos são a Fanfarra Clownesca Musical e as Palhaças Amora e Lulu Amor (confira abaixo sinopses e os demais grupos participantes no estado).

 

A celebração do Dia do Palhaço desta sexta-feira é a segunda etapa do Picadeiro Móvel 2021. A primeira aconteceu entre outubro e novembro em ambiente virtual e homenageou três importantes famílias circenses que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos: os circos Montreal, Real Madri e Saltimbanco. Realizado desde 2018, o projeto já trouxe ao Rio de Janeiro companhias de 5 países e 15 estados brasileiros em 95 apresentações que já reuniram 35 mil espectadores. 

 

Fanfarra Clownesca Musical

Reunindo palhaçaria, música e cultura popular brasileira a Fanfarra Clownesca Musical é uma proposta dos grupos Teatro Circense Andança e Palhastônicos. É uma intervenção cortejo de palhaços (alguns em perna-de-pau e monociclo) em cantoria entremeada por números circenses, danças, poesias e elucidação a algumas de nossas tradições populares através de personagens ou pequenas situações daí oriundas, em um clima de descontração e brincadeira, com espaço para o jogo livre com o público. O repertório é composto por músicas autorais e de domínio público oriundas de nossas manifestações populares, com uma atenção especial voltada para os ritmos de nossas tradições como o baião, o xote, o coco, a ciranda, o cacuriá, dentre outros. Entre os instrumentos que incrementam a cantoria estão o violino, o violão, o ukulele, a sanfona, a flauta, o pandeiro, o chocalho, a zabumba, o triângulo, a caixa do divino e a alfaia.

 

Palhaças Amora e Lulu Amor-Divulgação


Troca de afeto no Panapaña | Palhaças Amora e Lulu Amor

As palhaças Amora e Lulu Amor têm um presente surpreendente da borboleta pra você! Elas trarão suas brincadeiras e trabalhadas através de um universo lúdico e cheio de afeto de seu Panapaña, que é o nome dado para o coletivo de borboletas, e teremos muitas delas penduradas para que cada pessoa possa escolher uma e ver em suas asinhas o que irá ganhar. Todos os presentes foram escolhidos estrategicamente para o despertar das nossas preciosíssimas bobeiras interiores.

 

Leia também: Toni Garrido, Concerto de Natal e mais 100 atrações em Petrópolis

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE