PUBLICIDADE


 

 


 




“Reisado Flor do Oriente” sai às 18h30 da Rua 16 de Março, percorre a Rua Dr. Nelson de Sá Earp e às 19h30 chega à Praça da Liberdade


 

Nesta quinta-feira, dia 06 de janeiro, a partir das 18h30m, o grupo “Reisado Flor do Oriente” interpreta a Folia de Reis Magros, tradicional festa popular com desfile que começa da Rua 16 de Março e continua até o palco da Praça da Liberdade. Esta é mais uma atração do Natal Imperial, com programação cultural produzida pela Dellarte.


 

Reisado Flor do Oriente

O Reisado Flor do Oriente foi fundado em 1872 pelo Sr. Manoel Vicente de Moraes, na fazenda recreio, na cidade de Miracema/RJ, tendo sido por ela responsável até 1907.

 

Posteriormente, seu irmão, Sr. Marcos Vicente de Moraes assumiu a responsabilidade de conduzir a bandeira da Folia até a sua morte, em 1930. Em seguida, seu irmão, Sr. Miguel Vicente de Moraes, que era o Contramestre da Folia, assumiu a bandeira e a conduziu até a sua morte em 1969. Logo, seus filhos, os Srs. Waldir Vicente de Moraes e Sebastião Vicente de Moraes, que a época ocupavam respectivamente as funções de Contramestre e Mestre-palhaço, tomaram a responsabilidade.

 

Posteriormente, o sr. Waldir passou a faixa de Mestre Reiseiro para o sr. Sebastião e juntos deram continuidade a tradição da família. No ano de 2007, o Sr. Sebastião veio a falecer no dia 20 de janeiro, e o Sr. Waldir, que era Contramestre e diretor responsável do grupo, decidiu então nomear o Sr. Rogério Silva de Moraes, filho mais velho de Sebastião, como Mestre orado do grupo. Dessa forma, a faixa de Mestre lhe foi passada no dia 27 de janeiro 2007 na festa de arremate da Folia.

 

Rogério, com 38 anos de idade e de folia – pois nasceu dentro da Folia de Reis – levou firme a tradição centenária junto a seu tio Waldir, até que no dia 28 de agosto de 2012, o Contramestre Waldir também se foi.

 

Atualmente, o Reisado Flor do Oriente tem o Sr. Rogério como Mestre Reiseiro e sra. Leonor Sant’Anna de Moraes como diretora e responsável pelo grupo.  A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente tem sua sede situada no bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, há 55 anos.

 

A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente está na quinta geração e é composto em sua grande maioria por parentes, que somam 40 componentes. Seu uniforme tradicional é na cor azul e branco.


 

História

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 06 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus. 

 

A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia. A composição da organização da festa não muda. É formada pelo mestre, os três reis, os palhaços, o festeiro, o coro e o bandeleiro.

 

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.

 

 



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE