PUBLICIDADE


 

 


 



UNIFASE entrega 26 psicólogos para o mercado de trabalho


O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), comprometido com a formação de excelência nas áreas de gestão e da saúde, entrega ao mercado de trabalho 26 profissionais da Psicologia, graduados no último dia 20. Os novos psicólogos ingressam nas atividades profissionais com um importante diferencial na formação acadêmica, que é a aptidão para atuar em seis áreas da Psicologia: Avaliação Diagnóstica; Clínica; Investigação Científica; Educação; Gestão; Prevenção e Promoção da Saúde.  Áreas essas que vem sendo sobremaneira demandadas neste contexto mundial pandêmico, onde as muitas incertezas e dificuldades postas vêm acarretando a necessidade e mesmo urgência de maiores cuidados com a saúde mental da população nos diversos âmbitos da vida.  

 

"A primeira formatura do curso de Psicologia encerra alguns significados especiais. Esse é um grupo de profissionais científica e competentemente apto a atuar na atenção em saúde mental, nomeadamente quando esse difícil momento pandêmico em que vivemos demanda, no nosso país, a reafirmação da ciência e a atenção integral e humanizada à saúde. Além disso, encerra, para a UNIFASE, o ciclo de implantação de mais um curso de graduação que, somado aos outros já existentes, reafirma a vocação institucional na formação de profissionais que reúnem as competências técnico-científicas próprias ao exercício da profissão de psicólogo. Inequivocamente, esses são os verdadeiros significados de Educação; tarefa à qual a UNIFASE se dedica com tradição, qualidade e reconhecida excelência ao longo das suas décadas de existência", destaca Rovena Lopes Paranhos, coordenadora do curso de Psicologia da UNIFASE.  

 

Em março de 2021, a UNIFASE inaugurou o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no Ambulatório Escola, em Cascatinha. Funcionando na modalidade ensino-serviço, prepara os estudantes efetivamente de forma prática, permitindo que vivenciem no dia a dia a rotina de um profissional da Psicologia no atendimento à população em diferentes segmentos. Em seus nove primeiros meses de atuação, na área clínica, já realizou 1.821 atendimentos, dos quais 1.361 destinados à população adulta e 460 destinados à população infanto-juvenil. 

 

"O número de atendimentos foi expressivo, mas não acredito que tenha sido alto apenas por conta da pandemia, pois a procura pelos serviços oferecidos no Ambulatório Escola é enorme. A instituição tem um importante papel de atuação no SUS e a comunidade confia na nossa missão de sempre oferecer tratamentos de excelência. No entanto, com o agravamento das condições de vida e de saúde mental das pessoas, devido a esse período de pandemia que ainda estamos vivendo, com várias dificuldades ligadas à necessidade de distanciamento, ameaça constante de adoecimentos e de muitos casos de morte, nossa demanda Inicial era de fato relacionada às causas originadas pela pandemia, mas os tratamentos não se reduzem apenas a esses aspectos. Fico muito satisfeito ao completar esse primeiro ciclo, com a primeira turma da UNIFASE em Psicologia que se forma. O estágio profissional na área clínica realmente é um diferencial na estrutura do currículo que montamos por competências, pois o aluno precisa passar pelo menos pelas três grandes áreas da psicologia que têm maior demanda de contratação no mercado de trabalho: Psicologia Escolar, Psicologia e processos de Gestão Organizacional e do Trabalho e a Psicologia Clínica. Os alunos ainda têm a possibilidade de fazer parte da Promoção e Prevenção em Saúde ou Avaliação Psicológica. Então, oferecemos as principais áreas de contemplação da formação do psicólogo e da prática para o mercado de trabalho, com um excelente retorno da população, que inclusive demanda muito por atendimentos psicoterápicos", ressalta o professor José Daniel Mendes Barcellos, coordenador do SPA da UNIFASE.   

 

O Serviço de Psicologia Aplicada é um espaço destinado também à prevenção e promoção da saúde, com equipes que atuam com três grupos de atendimentos coletivos, de acordo com as normas especificadas pelo SUS: um grupo de idosos, um grupo de mulheres e um grupo relacionado à prevenção e promoção da saúde mais genérico, formado por pessoas de diferentes níveis sociais. Além disso, o SPA oferece atendimentos individuais e de grupos na área de educação e de gestão, através de parcerias com escolas e instituições da região. Recentemente, o curso lançou sua revista científica semestral, UNIFASE Empírica, que reúne artigos e pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores e alunos, buscando avançar os conhecimentos em várias áreas da Psicologia.  

 

"Na minha opinião, o diferencial do curso está na dinâmica que permite ao aluno se apropriar da teoria e concomitantemente desenvolver habilidades e atitudes através da observação e aplicação dos conhecimentos construídos. Sem dúvidas, esse modo de implementação permite uma formação robusta e afinada à realidade, uma vez que minimiza o distanciamento entre teoria e prática. Inegavelmente, a Psicologia possibilita um amplo leque de atuações e, particularmente, a minha maior inclinação é para a Psicologia Hospitalar com ênfase nos pacientes terminais. Desejo poder desenvolver ainda mais os meus conhecimentos, frisando sempre um fazer humanizado, integral, crítico e ético. Aspectos que foram transmitidos incansavelmente ao decorrer da graduação", conta Anna Luiza Marques dos Reis, formanda de Psicologia da UNIFASE.


Se você tem o desejo de ingressar no ensino superior e vivenciar experiências semelhantes às que foram relatadas pela egressa de Psicologia, garanta a sua vaga e inicie os estudos já neste primeiro semestre de 2022. A UNIFASE disponibiliza diferentes formas para facilitar o ingresso dos candidatos em seus cursos, oferecendo descontos exclusivos, através de campanhas e convênios. Confira as condições especiais disponíveis para ingressar na graduação e encontre-se no futuro. Outras informações no site: www.unifase-rj.edu.br ou pelo WhatsApp: (24) 98865-0693. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE