PUBLICIDADE


 

 


 

Suzana Riet - professora do Método Aloé 


 

por Suzana Riet*

 

Em razão da pandemia, estamos vivendo uma época bastante difícil em todos os setores, sendo que os danos relacionados à Educação serão mesmo sentidos mais à frente.

Se, por um lado, a criatividade e o "malabarismo" dos professores ao darem aulas on-line são dignos de aplausos, por outro, não se pode negar que a convivência entre alunos e mestres e o olho no olho dos encontros presenciais são fundamentais para a aquisição de conhecimento. O fato é que os estudantes, principalmente os que já apresentavam dificuldades, acabaram sendo muito afetados pelo fechamento das escolas durante os últimos meses, não apenas em relação ao conteúdo das matérias, mas também emocionalmente. Urge recuperar o tempo perdido.

 

Sabe-se que problemas ligados à leitura e à escrita repercutem em diversas disciplinas. Antes de tachar a criança ou o jovem – até mesmo o adulto – de “preguiçoso”, “desinteressado”, “desligado”, “não se esforça” etc., é necessário investigar o que há por trás desse comportamento. O curso de Aprimoramento da Linguagem Oral e Escrita – ALOÉ auxilia alunos com dificuldades de aprendizagem em quase todas as matérias, incapacidade de organização dos estudos, dislexia, TDAH, Asperger e outros distúrbios, e reforça o trabalho de fonoaudiologia.

 

Criado pela psicolinguista Eloá Chaves, o método tem se mostrado extremamente eficaz e resulta em melhora da autoestima e da autoconfiança, e até mesmo em visíveis mudanças de comportamento. Trabalha a língua em todos os seus aspectos - o falar, o ouvir, o ler e o escrever - e fornece ferramentas para lidar com os obstáculos nessa área. É, sem dúvida, um curso para a vida toda, com a duração de apenas um ano letivo, que beneficia não apenas aqueles que necessitam de ajuda no campo da linguagem, como todos os que desejam se aprimorar nessa esfera.

 

Com a vacina e os devidos cuidados, é preciso retomar as aulas presenciais dentro de um "normal" diferente, para que os alunos não sofram mais prejuízos em sua formação, lembrando que 2022, com suas limitações e desafios, ainda vai exigir muito de todos nós. 

 

(*) Professora de Português e do método de ALOÉ; ex-livreira; revisora; redatora; pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Gramática Portuguesa.


Contato: (21) 99366-3108  - Whatapp  | E-mail: suzanariet@gmail.com


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE