PUBLICIDADE


 

 



Representantes municipais indicaram as demandas necessárias para o pós-crise

 

Nesta quarta-feira (23.02), a Secretaria de Turismo de Petrópolis (Turispetro) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC) receberam a visita de representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Iphan e TurisRio para ciência dos danos que foram causados ao patrimônio artístico e cultural em Petrópolis. Entre os pontos visitados pelas autoridades estava o Palácio de Cristal, importante aparelho cultural do município.

 

“O Palácio é um ponto emblemático para petropolitanos e visitantes. É um local que faz parte da história e da memória de cada um. Precisamos, nesse momento, avaliar os danos e buscar recursos para finalizarmos a obra e devolver o local aos petropolitanos”, pontua Silvia Guedon, secretária da Turispetro.  

 

Os representantes dos órgãos oficiais foram sinalizados da necessidade municipal para auxiliar o setor turístico que movimenta outros 53 setores da economia local.

 

“Qualquer intervenção nos aparelhos culturais tombados deve ser autorizada pelos órgãos que preservam o conjunto arquitetônico. A vinda deles aqui permitiu uma visão mais de perto o que foi afetado e se sensibilizem para juntos revertermos essa situação”, enfatiza Diana Iliescu, presidente do IMC.

 

Um levantamento feito pelo IMC apontou que dos imóveis administrados pela Prefeitura o que sofreu mais danos ao acervo foi o Centro de Cultura Raul de Leoni. Alguns livros, incluindo exemplares em braile ficaram na área alagada. Eletroeletrônicos, móveis e alguns documentos também foram danificados. Diante do cenário de crise em que o município se encontra em consequência da chuva, as secretarias municipais agora se articulam e trabalham juntas para recuperação da cidade em suas diferentes frentes.

 

“Todos os secretários caminham juntos atuando cada um na sua área. É o momento de olhar para todos os lados e agir. Assistência Social prestando atendimento às famílias afetadas diretamente, Fazenda organizando recursos e a Cultura e Turismo pensando no pós-tragédia”, destaca Thiago Damaceno, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica.

 

O grupo acessou os jardins do Palácio de Cristal que ficaram alagados na terça-feira (15.02). A parte interna da estrutura também foi atingida pela água, mas não apresentou dano aparente. A presidente do Instituto do Patrimônio e Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, sinalizou que “entende e se solidariza com a situação de Petrópolis”. O diretor do escritório local da instituição, Thiago Fonseca, pontuou que “o Iphan atua na preservação da história local e vai trabalhar em harmonia com o governo municipal em benefício do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.”

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE