PUBLICIDADE


 

 




O curso para elas começa em 1º de abril


O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana inicia hoje, 14 de março, as aulas dos aprovados para as vagas  do quinto ciclo de Residência em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o primeiro semestre de 2022. As vagas para o curso de Desenvolvimento de Software foram oferecidas para quem mora em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal e cidades próximas. O Serratec ofereceu também 35 vagas destinadas prioritariamente para mulheres de Petrópolis e municípios vizinhos, na modalidade Infraestrutura de Redes.  O curso para elas começa em 1 de abril. 


“Nosso intuito é encorajar e empoderar as mulheres para que elas também ingressem e se desenvolvam no mercado de tecnologia, que há muito tempo tem se demonstrado um campo profissional mais masculino. A ideia é contribuir para um mercado de trabalho mais múltiplo, com diversidade de gênero e que ofereça oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todos. Porque quando as mulheres crescem, todos nós crescemos!”, contextualiza Thaís Ferreira, Gerente Executiva do Serratec.



O Programa, realizado em parceria com a Firjan Senai, Sinditec, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e Softex Nacional/Campinas, é gratuito e as aulas são online e ao vivo, vão de março a julho, totalizando 720 horas de conteúdo teórico e prático.



O objetivo do Programa em Residência TIC, é suprir a carência por profissionais no mercado de tecnologia e, especificamente, qualificar e fortalecer o setor,  formando profissionais do futuro na Região Serrana do Estado do RJ. O segmento é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Em um estudo publicado em dezembro de 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), chamado “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, observou-se que em um país com mais de 13 milhões de desempregados, sobram vagas e faltam pessoas qualificadas em TI, gerando um déficit que pode ultrapassar meio milhão de profissionais.



“Com dois anos e meio de implantação do Programa, já começamos a colher resultados do impacto dessa iniciativa, que tem se mostrado fundamental para o crescimento sustentável das empresas de TI da nossa região. Algumas cresceram mais de 100% e até 200% nesse período. Se não houvesse a disponibilidade de profissionais, isso não seria possível”, conta o empresário e presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves.



O ex-aluno  João Felipe Bragança, de 30 anos, contou que  “Participar da Residência do Serratec foi o que me deu todas as chances que tive para ingressar na área de tecnologia e mudar de vida”. João Felipe concluiu o Programa em 2020 e hoje atua como analista de desenvolvimento em uma empresa de tecnologia, além de dedicar parte do seu tempo como professor e monitor da Residência, apoiando novos residentes nessa jornada.



Para se candidatar ao Programa de Residência em TIC nos próximos semestres, seja na modalidade Infraestrutura de Redes ou Desenvolvimento de Software, o aluno precisa ter concluído o ensino médio e ter acima de 17 anos, além de dedicação aos estudos por cinco meses. Outro requisito é ter renda familiar diferenciada, de até 1,5 salário-mínimo por membro da família. Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública terão prioridade no processo seletivo. Não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia.


 
Serviço:
Residência em TIC
Local: Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana
Endereço: Rua Afrânio Melo Franco 333, Quitandinha. Petrópolis-RJ
Informações: (24) 99989-9991
Temporada: de março a julho de 2022 - 5° Ciclo
Duração: Semestral – 720 horas
Modelo: Online e ao vivo, eventualmente presencial.
Requisitos: Ensino médio completo, ter 17 anos ou mais e possuir renda familiar por pessoa de até 1,5 salário-mínimo.
Gratuito.
 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE