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Equipes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) fizeram cadastramento do CadÚnico

 

A comunidade do Chácara Flora, em Petrópolis, recebeu nesta segunda-feira (14) os agentes das secretarias de Defesa Civil e Assistência Social. Com a medida, a Prefeitura levou para mais uma localidade afetada os serviços de cadastramento de Registro de Ocorrência (RO), verificação de áreas interditadas, orientações sobre aluguel social e registro no CadÚnico.  Na região, aproximadamente 150 pessoas foram atendidas. Essa foi uma das frentes da atuação da Defesa Civil, que nesta segunda atuou ainda com 16 equipes empenhadas, por diferentes localidades, para a realização das vistorias por toda a cidade.

 

Na localidade, em função da chuva de 15 de fevereiro, foram registradas 509 ocorrências até o momento. Em 35% das situações – que representam cerca de 180 casos - os imóveis foram interditados. “Estamos com nossas equipes atuando diretamente nas comunidades para orientar a população e facilitar o atendimento aos serviços que são essenciais nesse momento”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo. Além da Defesa Civil, as equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) também estiveram no local para fazer o CadÚnico.

 

Durante os atendimentos, as pessoas que já tinham feito o pedido de vistoria, puderam verificar o andamento dos laudos e receberam orientações sobre a situação das áreas interditadas. “Esse atendimento aqui na comunidade é muito importante, facilita na obtenção de informação e nos ajuda a saber o que pode ser feito daqui por diante”, destacou a moradora Patrícia Teodoro da Silva, que teve a casa interditada por conta de ocorrências do entorno.

 

Os técnicos da Defesa Civil apresentaram aos moradores os trechos demarcados como área de risco e estão interditados de forma temporária. Quem ainda não havia conseguido atendimento, pode dar entrada ao pedido de vistorias. “Essa é uma das frentes para agilizar o atendimento da população e oferecer maiores esclarecimentos sobre a situação de todas as regiões que tiveram áreas de risco demarcadas”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.


 

Mutirão da Defesa Civil conta com Assistência Social para orientar sobre aluguel social

Os atendimentos dos postos avançados contam com assistentes sociais que atuam diretamente com a Defesa Civil e deram esclarecimentos sobre o procedimento para a solicitação do benefício do aluguel social. As pessoas que perderam suas casas e conseguiram acolhimento fora dos abrigos temporários, podem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para dar entrada ao pedido do benefício. As pessoas que foram direcionadas para abrigos, já estão diretamente cadastradas para receber o benefício.

 

Para o Aluguel Social, a Defesa Civil reforça que não é necessária a apresentação do laudo de vistoria dos imóveis neste momento. O documento pode ser entregue em um prazo de até 60 dias. As pessoas que tiveram as casas diretamente afetadas ou estão dentro das áreas demarcadas de risco remanescentes, devem comparecer às unidades do CRAS e apresentar apenas documentos como RG e CPF para dar entrada ao pedido de Aluguel Social.


 

Unidades do CRAS em funcionamento:

 Centro - Av. Dom Pedro I, 340 – 7h às 20h

 Alto Independência –Rua José Lino Pai, ao lado da UBS – 9h às 17h

 Quitandinha – Avenida Ayrton Senna, próximo ao 545 (pórtico) - 9h às 17h

 Carangola – Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 - 9h às 17h

 Corrêas – Rua Vigário Corrêa, 443 - 9h às 17h

 Itaipava – Estrada União e Indústria, 11.860 - 9h às 17h

 Madame Machado – Rua Geraldo Lourenço Dias, s/n - 9h às 17h

 Posse – Estrada União e Indústria, ao lado do Ciep - 9h às 17h

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