PUBLICIDADE


 

 






Previsão é de redução da chuva
 

A Secretaria de Defesa Civil realizou a desmobilização das sirenes que foram acionadas no último domingo. O desligamento dos equipamentos ocorre após o período de 24 horas de ausência de chuva e consequente redução do acumulado pluviométrico. Nesta terça, o indicador da região do São Sebastião marcou 1.4 milímetros em 24 horas, o mesmo que no domingo (20), chegou ao registro de 534.4 mm/24h. E ainda, em novo Boletim Geológico, a Defesa Civil comunica a redução de risco para deslizamentos no primeiro distrito, mas que ainda permanece alto tendo em vista os impactos no solo nas localidades afetadas pela chuva.

 

As 18 sirenes do primeiro distrito foram acionadas no domingo, às 13h56 para aviso de previsão de chuva forte para a região. O segundo toque foi emitido às 14h17, quando houve o registro de volume pluviométrico de 45 milímetros em uma hora, conforme determina o protocolo para o toque de sirenes em dias de chuva forte.

 

O segundo toque alerta para a necessidade de deslocamento das pessoas de áreas de risco, para locais seguros, como os pontos de apoio abertos nas localidades. A partir deste toque, as sirenes se mantêm acionadas até que a chuva cesse. De acordo com o protocolo, os aparelhos só podem ser desligados após o período de seis horas de ocorrência de chuva em volume significativo.

 

Apesar da redução da chuva nas últimas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para a possibilidade de ocorrência de deslizamentos nas áreas afetadas. “Os acumulados de chuva registrados nesses dias geram uma saturação do solo, o que pode provocar deslizamentos por conta da instabilidade no solo. É importante que a população permaneça atenta aos sinais de instabilidade nas encostas”, destacou a geógrafa da Defesa Civil Eduarda Conde, reforçando a orientação para que a população ligue para o 199 em caso de emergência.


 

Previsão do tempo indica redução da chuva para os próximos dias

 

A equipe de monitoramento da Defesa Civil segue no acompanhamento das condições meteorológicas que já começam a mudar nesta terça-feira (22), em que não são esperados volumes de chuva significativos. A previsão é de predomínio do céu nublado, com chuva fraca a ocasionalmente moderada, de forma localizada.

 

Para esta quarta (23) e quinta (24) as condições do tempo são de maior estabilidade, sem previsão de chuva, o que para sexta-feira (24) começa a mudar devido às temperaturas elevadas e disponibilidade de umidade. Para o período há a possibilidade de pancadas de chuva moderada, de forma isolada, para o período da tarde. A partir de sábado a aproximação de uma frente fria, pode voltar a modificar as condições de tempo na cidade novamente, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE