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Levantamento mostra as economias de tempo com o corredor exclusivo para ônibus


 

O ônibus 404 (Duques) demorou 6 minutos entre as Duas Pontes e a Rua do Imperador (campus do Cefet, no antigo Fórum) no dia 8 de março, no horário de pico da manhã. No dia anterior (7), na mesma faixa horária, entre os mesmos dois pontos, havia demorado 33 minutos. Ou seja, uma diferença de 27 minutos. Um tempo precioso que o passageiro do ônibus deixou de perder no trânsito.

 

O que possibilitou esse ganho de tempo foi o corredor exclusivo da Rua Washington Luiz. Implantado pela Prefeitura, por meio da CPTrans, no dia 8 de março, o corredor chegou a ser desativado por conta das chuvas de 20 de março. No entanto, voltou a operar na última segunda-feira (28) no sentido Centro.

 

A proposta do corredor é priorizar o transporte público coletivo na cidade. Faixas e corredores exclusivos para ônibus são uma medida de mobilidade urbana que é adotada nas principais cidades do mundo. A lógica é tornar o ônibus um modo de transporte mais atrativo, para incentivar as pessoas a deixaram o carro em casa. Menos carros nas ruas significa menos congestionamento, menos acidentes e menos poluição.

 

“Uma melhora da qualidade da mobilidade urbana de uma cidade passa pelo incentivo ao transporte público. Não tenho dúvidas quanto a isso. E acredito que Petrópolis tenha dado um passo importante nesse sentido. O corredor exclusivo da Rua Washington Luiz trouxe uma qualidade nos deslocamentos de quem sai da zona sul da cidade em direção ao Centro. As viagens ficaram, de fato, muito mais rápidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.


 

Levantamento da CPTrans mostra os ganhos de tempo

 

Um levantamento realizado pela CPTrans mostrou os ganhos de tempo trazidos pelo corredor para os passageiros dos ônibus. Sete linhas foram analisadas: 401 (Alto Independência), 404 (Duques), 408 (Vital Brasil), 447 (Vital Brasil via Castelânea), 454 (Rio de Janeiro), 457 (Sargento Boening via Duas Pontes) e 465 (Amazonas – Vila Ipanema).

 

No horário de pico da manhã (entre as 7h e as 9h), os ônibus dessas linhas demoraram, em média, 27 minutos entre as Duas Pontes e o campus do Cefet na Rua do Imperador (antigo Fórum) no dia 7 de março. Como não havia o corredor exclusivo, o trajeto era feito pelo Valparaíso e pela Rua Dr. Nelson de Sá Earp. No dia seguinte, com o corredor exclusivo, os ônibus dessas linhas passaram a demorar, em média, 5 minutos para cruzar os dois pontos.

 

“Esse levantamento da CPTrans comprova que o corredor exclusivo da Rua Washington Luiz foi uma medida acertada. Houve uma melhora significativa nos tempos de viagem dos ônibus. Isso em um momento muito difícil para o trânsito de Petrópolis devido às chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março. Tivemos, por causa desses desastres, vias importantes interditadas e um grande número de máquinas circulando para as operações de limpeza”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.


 

Corredor exclusivo funciona no sentido Centro

 

O corredor exclusivo funciona em toda a extensão da Rua Washington Luiz (cerca de 1,3 quilômetro), ligando as Duas Pontes à Rua do Imperador. Todo esse trajeto está liberado, no sentido Centro, para os ônibus, táxis, vans escolares e carros de quem mora na Rua Washington Luiz. 

O ônibus 404 (Duques) demorou 6 minutos entre as Duas Pontes e a Rua do Imperador (campus do Cefet, no antigo Fórum) no dia 8 de março, no horário de pico da manhã. No dia anterior (7), na mesma faixa horária, entre os mesmos dois pontos, havia demorado 33 minutos. Ou seja, uma diferença de 27 minutos. Um tempo precioso que o passageiro do ônibus deixou de perder no trânsito.

 

O que possibilitou esse ganho de tempo foi o corredor exclusivo da Rua Washington Luiz. Implantado pela Prefeitura, por meio da CPTrans, no dia 8 de março, o corredor chegou a ser desativado por conta das chuvas de 20 de março. No entanto, voltou a operar na última segunda-feira (28) no sentido Centro.

 

A proposta do corredor é priorizar o transporte público coletivo na cidade. Faixas e corredores exclusivos para ônibus são uma medida de mobilidade urbana que é adotada nas principais cidades do mundo. A lógica é tornar o ônibus um modo de transporte mais atrativo, para incentivar as pessoas a deixaram o carro em casa. Menos carros nas ruas significa menos congestionamento, menos acidentes e menos poluição.

 

“Uma melhora da qualidade da mobilidade urbana de uma cidade passa pelo incentivo ao transporte público. Não tenho dúvidas quanto a isso. E acredito que Petrópolis tenha dado um passo importante nesse sentido. O corredor exclusivo da Rua Washington Luiz trouxe uma qualidade nos deslocamentos de quem sai da zona sul da cidade em direção ao Centro. As viagens ficaram, de fato, muito mais rápidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.


 


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