PUBLICIDADE


 

 


 




A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria em Vigilância Ambiental, está analisando as águas minas, poços e nos reservatórios da concessionária Águas do Imperador neste momento pós desastres naturais, que afetaram o município. Desde o dia 15 de fevereiro, em uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Ministério da Saúde e Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – Lacen, foram feitas 349 coletas.

 

As análises são feitas de forma rotineira semanalmente do primeiro ao quinto distrito, porém, foram intensificadas nos locais mais afetados pelas chuvas dos dias 15 de fevereiro e 20 de março. “A qualidade da água de consumo humano nesses locais foi uma de nossas primeiras preocupações. Por isso, solicitamos que as áreas afetadas fossem priorizadas nesse período e com o apoio da Funasa e do Lacen, conseguimos acelerar as análises e garantir que as medidas necessárias fossem rapidamente tomadas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.   

 

As amostras foram coletadas em clínicas médicas, hospitais, creches, abrigos - como as associações de moradores, escolas e igrejas, casas, condomínios residenciais - e outros locais considerados estratégicos, por exemplo. “Aquelas que deram resultado insatisfatórios haviam sido colhidas em poços e minais e os responsáveis por esses locais foram orientados a tomar algumas medidas, como o uso de hipoclorito de sódio (água sanitária), limpeza adequada dos reservatórios de água e manutenção periódica para a desinfecção da água de consumo”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. 

 

Para as análises, as equipes observaram os parâmetros sentinelas - turbidez, cor aparente, pH, cloro residual livre, sólidos totais dissolvidos e presença-ausência de Escherichia coli e Coliformes totais – e, após os resultados, encaminharam o relatório à Vigilância Ambiental de Petrópolis/RJ para que fosse inserido no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e tomadas as providências necessárias.



 

Procedimentos para higienização com hipoclorito de sódio (2,5%):

 

•Para não se contaminar com a água de enchente ou lama no momento da limpeza, utilize equipamentos de proteção individual (botas, luvas, máscara). Botas e luvas podem ser substituídas por sacos plásticos e a máscara por pano ou lenço.

 

•Utilize hipoclorito de sódio (2,5%) para as atividades de higienização.

 

•Para cada litro de água para consumo humano, adicionar duas gotas de hiploclorito de sódio (2,5%).

 

 Deixar repousar por 15 minutos

 

 Nunca misture hipoclorito de sódio (2,5%) com amoníaco nem com outros produtos de limpeza.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE