PUBLICIDADE


 

 


 

Célia Bretas, diretora do Centro de Saúde



O Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, reabriu o cadastro para pessoas que querem integrar os grupos antitabagismo que funcionam no espaço em Petrópolis. Os interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Atualmente, três grupos estão sendo acompanhados pelas equipes de apoio a aqueles que precisam de ajuda para parar de fumar.

 

“É um programa importante e que não pode ser interrompido. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, principalmente o câncer. A Organização Mundial da Saúde afirma que o ato de fumar deve ser considerado uma pandemia e precisa ser combatido. As reuniões com os grupos precisaram ser suspensas por duas semanas por conta do remanejamento de profissionais para o atendimento às famílias das chuvas do dia 15 de fevereiro, mas foi retomado agora com força total”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

As reuniões acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h. Às terças, os encontros são realizados às 14h. “Também oferecemos um horário extra, às sextas-feiras, às 18h. Além do acompanhamento com o grupo e do adesivo de nicotina que é disponibilizado aos pacientes, também fazemos a orientação psicológica e o encaminhamento médico quando necessário”, explica Célia Bretas, diretora do Centro de Saúde.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral.



Assista ao vídeo:





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE