PUBLICIDADE


 

 



O aumento no número de pessoas apresentando alergias ou intolerâncias alimentares é motivo de alerta para os profissionais de nutrição. Não só crianças, mas também o público adulto está sendo recebido nos consultórios e clínicas com demandas na área. Por isso, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) coloca o tema em evidência em um encontro, on-line e gratuito, para que os nutricionais possam trocar experiências e abordar o cenário das Alergias e Intolerâncias alimentares no ambiente escolar.

 

“Está cada vez maior a procura por atendimentos para crianças e adolescentes. Sem dúvidas, o estilo de vida e de agricultura que se tem hoje em dia favorece a ocorrência de alergias e intolerâncias alimentares. A própria microbiota intestinal, quando não é cuidada adequadamente, favorece o surgimento das alergias alimentares. O uso habitual de produtos industrializados é responsável por essa microbiota mais pobre, o que tem relação direta com as alergias e intolerâncias alimentares. A principal alergia apresentada atualmente tem sido a intolerância à proteína do leite de vaca”, explica a nutricionista Cíntia Azara, responsável pelo webinário da UNIFASE.

 

As alergias e intolerâncias alimentares afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, pois estão ligadas ao estado nutricional. Dependendo do grupo de alimentos que vão ser excluídos e os nutrientes que esses grupos de alimentos fornecem, a pessoa tem grande impacto na qualidade de vida social.

 

“As crianças, por exemplo, serão privadas de se alimentarem em uma festa de aniversário com os amigos, terão restrições no lanche que levam para escola ou mesmo nas compras na cantina da escola. Além de excluir os alimentos que provocam a alergia, há também a possibilidade da contaminação dos outros alimentos com traços. Essas restrições são fundamentais para o sucesso do tratamento e, por isso, precisam ser feitas. Nem sempre os estabelecimentos comerciais têm produtos que sejam livres de contaminantes”, destaca Cíntia Azara.

 

Neste cenário em que há ainda muitas dúvidas sobre a melhor conduta a ser seguida, a UNIFASE oferece o webinário sobre “Alergias e Intolerâncias alimentares no ambiente escolar”, evento gratuito e on-line, na próxima quarta-feira (06), às 19h, através do Zoom e com transmissão ao vivo pelo canal da UNIFASE no YouTube.

 

“A nossa proposta é de sempre trazer a ciência para a prática profissional. Então, nós convidamos profissionais que têm a ciência como primordial para pautar as suas condutas nutricionais, mas que também tenham experiência prática, que realizam atendimentos e estão sempre em contato com pacientes que são alérgicos. Dessa forma, a gente consegue unir o conhecimento prático ao teórico, o que é fundamental. Destaco ainda que, ao completarem a graduação, os profissionais precisam buscar uma especialização na área para que tenham capacitação específica para atender esses públicos. Se faz necessário e urgente que os nutricionistas que queiram atuar em clínicas e consultórios estejam sempre atualizados sobre as novidades relacionadas a esses temas que são tão específicos. É um campo de atuação muito promissor, pois a demanda é grande e são poucos os profissionais qualificados para realizar os atendimentos no país”, finaliza Cíntia Azara.

 

A programação completa sobre este webinário, que pretende discutir alternativas para a segurança alimentar no ambiente escolar de crianças e adolescentes com alergias e intolerâncias alimentares, e as inscrições estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE