PUBLICIDADE


 

 



Dr. William Tannure





Doenças que levam à perda de visão podem ser silenciosas

 

Neste mês, ocorre a conscientização sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas da cegueira, através do “Abril Marrom”. Considerada fundamental na rotina, a visão é um dos sentidos humanos que faz grande diferença no dia a dia, no entanto, o primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela Organização Mundial da Saúde em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira. Deste número, pelo menos 1 bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.

 

De acordo com o oftalmologista William Tannure, médico cooperado da Unimed Petrópolis, a prevenção de perda visual e cegueira pode ser feita mediante acompanhamento médico regular com o oftalmologista.

 

“A consulta oftalmológica é capaz de diagnosticar a grande maioria das doenças potencialmente causadoras de baixa visual e quando a mesma é feita de maneira precoce, o dano a função visual pode ser prevenido a implementação do tratamento adequado”, destaca o médico.

 

Dentre as causas da cegueira, destacam-se doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. Em grande parte dos casos, os sintomas podem aparecer quando a doença já está em estágio avançado. O oftalmologista alerta para a evolução silenciosa de algumas delas.

 

“Algumas das doenças podem cursar com perda progressiva da visão, e isso naturalmente será considerado como um sinal de alerta para que a pessoa procure orientação médica. Entretanto, algumas condições como glaucoma e retinopatia diabética só costumam ocasionar sintomas em estágios avançados, onde normalmente a perda visual se torna irreversível e muitos dos tratamentos disponíveis não possuem a mesma eficácia e previsibilidade”, explica Dr. William.


 

Hábitos simples ajudam na prevenção de doenças

 

No dia a dia, é comum levar as mãos aos olhos em alguns momentos. Porém, é necessário tomar alguns cuidados que, apesar de simples, são capazes de ajudar na prevenção de doenças. A higienização das mãos, por exemplo, reduz o risco de transmissão de doenças contagiosas, como a conjuntivite viral e bacteriana. Além disso, uma boa alimentação, aliada a prática de atividade física, podem contribuir para a prevenção e tratamento de diabetes e, por consequência, da retinopatia diabética (doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro).

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE