PUBLICIDADE


 

 



Engenheira agrônoma ensina como montar as próprias hortas

 

As múltiplas elevações no preço dos alimentos têm deixado consumidores alertas na hora de comprar nas feiras, hortifrútis e quitandas. Com constantes altas que têm sido provocadas por variações nas safras, além de inúmeros impostos que impactam o público final, alguns itens estão de fora das compras para abastecer a geladeira.

 

“A falta de chuva em regiões como o Sul, além de grandes temporais no Nordeste e Sudeste, são alguns dos motivos que justificam esse aumento. Muitas safras foram totalmente prejudicadas e com isso, o planejamento dos plantios e a produtividade das lavouras, acabaram sofrendo grande impacto no desenvolvimento”, diz a Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues.

 

Uma opção neste período é fazer uma horta que além de ser uma opção que beneficia na qualidade de vida, aliando nutrição e saúde, pode ajudar a poupar alguns gastos. Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, o projeto “Semeamando”, que implanta hortas sustentáveis em escolas e comunidades locais, tem levado alimento fresco a mesa de diversas famílias, todos os dias.

 

“São pelo menos três escolas atendidas atualmente. Em Corrêas, na escola do Castelo São Manoel, iniciando também em Pedro do Rio e com os jovens do programa de pacificação restaurativa Petrópolis da Paz. O nosso objetivo é que mais localidades tenham essa iniciativa. E aproveitando esse período onde todo mundo tem visto aumentos significativos no preço dos alimentos, que tal espalhar essa corrente do bem por mais locais”, questiona Carolina.

 

Criado em 2013, o Semeamando visa conscientizar a comunidade sobre a importância de boas práticas e uma alimentação saudável. Através do trabalho, as crianças e os moradores têm a oportunidade de aprender, entender e aplicar conhecimentos para a criação de hortas e pomares orgânicos.

 

Para ter uma boa horta, a especialista atenta a importância de estar atento a alguns detalhes na hora da escolha do que será́ plantado, pois isso depende da época do desenvolvimento da planta escolhida. Dentre as espécies que podem ser cultivadas durante todo o ano estão a Abóbora, Berinjela, Beterraba, Salsinha, Cebolinha e Espinafre.

 

O tipo de solo é o fator mais relevante a ser considerado para a produção. O solo deve ser encarado como um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados os aspectos físico, químico e biológico dos solos.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE