PUBLICIDADE


 

 



Ação teve início no fim de semana

Equipes especializadas já retiraram 3,2 mil toneladas

 

As equipes da Secretaria de Defesa Civil, em Petrópolis, atuaram em apoio ao trabalho de desmonte de rochas concluído nesta terça-feira (19), na Rua Teresa, na servidão Dr. Hélio Amado, 1515. Na localidade, um complexo de rochas de mais 500 metros cúbicos - equivalente a 1350 toneladas de pedra – foi retirado. Devido a complexidade de atuação por conta da quantidade de pedras, a operação foi realizada aos poucos. Desde o último sábado (16) as equipes trabalham na remoção do material. Foi necessário o isolamento e sinalização da área, que como medida de segurança, precisou ser evacuada em até 50 metros do entorno.

 

Com mais essa operação no Alto da Serra, as equipes somam 3,2 mil toneladas de pedras retiradas das áreas afetadas pelas chuvas. Para a realização do desmonte, na parte alta da servidão, o tráfego na via principal precisou ser interrompido para garantir a segurança da ação. Equipes de geólogos da Defesa Civil acompanham os trabalhos desde o último sábado para a avaliação do local e realização dos desmontes de forma segura.

 

O desmonte de rocha já foi realizado em outras áreas da Rua Teresa e Alto da Serra pelas equipes que estão na cidade desde o dia 22 de fevereiro. Além dessas, a detonação de pedras já foi feita nas localidades do Caxambu, Rua Primeiro de Maio, Saldanha Marinho, Morro da Oficina, Vila Felipe, Rua Uruguai, Rua Barão de Águas Claras, Rua Dr. Thouzet e São Sebastião.

 

O desmonte de rocha feito ao longo dos últimos dois meses, tem garantido a desobstrução de vias de áreas afetadas, além de retirar pedras de áreas que ainda apresentam riscos. Para a retirada das rochas de pequeno, médio e grande porte é utilizada técnica de baixo impacto, que oferece segurança não apenas aos operadores, mas para a população do entorno.

 

É adotado um procedimento com uso de corrente elétrica de baixa voltagem, que provoca a queima do produto a partir de uma reação exotérmica. A técnica utilizada não causa vibrações e não provoca o lançamento de fragmentos. Apesar da segurança que o próprio método oferece, ainda é feito o isolamento de 50 metros do local de trabalho.



Assista ao vídeo





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE