PUBLICIDADE


 

 

Professora Clévia Sies



* Clévia Sies

O dia 06 de abril ficou conhecido como Dia Mundial da Atividade Física. Esta data instituída pela OMS tem por objetivo estimular a prática de atividade física no combate ao sedentarismo (OMS, 2021).


A prática de atividade física se difere dos exercícios físicos e dos esportes por se tratar de qualquer movimento corporal que gere gasto energético, o que inclui caminhar, pedalar, jogar bola, varrer, dançar, entre outros.


A prática inicial de atividades físicas de lazer por exemplo, estimulam as pessoas a adotarem o hábito de se envolver com a prática de exercícios e esportes e para a ONU, os esportes promovem interação e quebram as mais diversas barreiras, fato que pode ser visualizado nos grandes eventos esportivos tais como, a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paralimpíadas.


A prática de atividades e exercícios físicos promovem diversos benefícios, como o fortalecimento muscular, a diminuição do percentual de gordura, o aumento da imunidade, equilíbrio hormonal entre tantos outros, mas muitas pessoas não relacionam a prática de atividades físicas para além dos ganhos biofisiológicos.


A prática regular está associada à saúde, pois protege contra doenças como cardiopatias e diabetes tipo II. No ambiente de trabalho, a prática de atividade física promove cooperação e inclusão.  Com relação a liberação de endorfina (hormônio do bem-estar), a regularidade das atividades físicas auxilia na saúde mental, sendo vinculada a minimização dos estados de depressão e ansiedade. Traz mudanças de humor e melhoram a autoestima, além de contribuir para o aumento da capacidade cognitiva e melhora do sono.


Por aumentar a imunidade, a atividade física é fundamental no período pandêmico, além de auxiliar na reabilitação pós-Covid por trabalhar o sistema cardiorespiratório.


Pensando em todos esses aspectos positivos, em 2020, a UNIFASE lançou uma série de vídeos para prática de atividade física em casa, intitulada: “Enfermagem em Movimento”, assim os alunos e profissionais da saúde puderam praticar exercícios na segurança de suas casas.


Com o auxílio tecnológico e a existência de múltiplas plataformas gratuitas de exercícios com treinos diversos, as pessoas podem praticar atividades físicas regulares em qualquer ambiente e a qualquer momento. E você? O que está esperando para começar hoje mesmo sua jornada de bem-estar? Mexa-se!


(*) Coordenadora da Especialização em Psicologia do Esporte da UNIFASE.

 

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE