PUBLICIDADE


 

 




Evento será no Promenade

Profissionais da saúde estarão reunidos em Nogueira

 


Você tem dores abdominais frequentes, impressão de má digestão, observa alteração do funcionamento intestinal e se sente cansado com frequência? Já foi ao médico e o diagnóstico não foi muito preciso? Tome cuidado! Esses são sintomas comuns em portadores da doença celíaca, um distúrbio causado pela sensibilidade ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, que provoca dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.


Entretanto, esses sintomas podem ser também observados com  em outras desordens gástricas ou intestinais. Por esse motivo, a Associação dos Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro (ACELBRA-RJ) sobe a Serra no sábado, dia 14 de maio, com o evento "Diagnosticar é preciso", que terá início às 14h30 no Promenade Country Club, em Nogueira, reunindo profissionais da saúde em uma roda de conversa sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento.


"Nossa proposta é trazer informação à população petropolitana, através dos profissionais da saúde e do depoimento de portadores da doença que estarão presentes no evento”, explica a presidente da Acelbra-RJ, Suzane Boyadjian. Segundo ela, o evento se propõe também a dar um pontapé inicial na criação de uma rota gastronômica sem glúten em Petrópolis, onde as pessoas possam ir a um restaurante ou hospedar em um hotel com segurança, tendo a certeza de estarem em uma mesa inclusiva.


Durante o "Diagnosticar é preciso!", além da roda de conversa, será realizada a exibição do documentário "Não contém glúten", um trabalho de Kethleen Formigon Gomes que traz informações e esclarecimentos muito relevantes sobre a doença e os cuidados a serem tomados. Além disso, durante o evento, haverá exposição e venda de produtos sem glúten.


A doença celíaca costuma dar os primeiros sinais entre o primeiro e o terceiro ano de vida, período em que muitos dos cereais são introduzidos na dieta das crianças. Mas há casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta, quando o indivíduo já apresenta carências nutricionais graves, pela falta de sintomas específicos.


A ACELBRA-RJ atua desde 2005 atua com a finalidade de congregar e mobilizar as pessoas com doença celíaca para atuar na divulgação, conscientização e esclarecimentos acerca de sua existência, dos procedimentos para seu diagnóstico, dos cuidados e, principalmente, na identificação da alimentação adequada ao seu tratamento.


"Nosso trabalho tem uma abordagem bem ampla, da conscientização da importância de uma alimentação mais saudável e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida, até a cobrança pela obediência à legislação (de advertência em rótulos e embalagens) que existe há quase trinta anos mas ainda é descumprida", completa Suzane Boyadjian.


Os nutricionistas que inscreverem receberão certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo link.



Serviço:

Evento: "Diagnosticar é preciso!", alertando e esclarecendo sobre a doença celíaca.

Data: Sábado, dia 14 de maio, às 14h30.

Local: Promenade Country Club, Avenida dos Amores, 188, Nogueira

Contato: acesse o link

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE