PUBLICIDADE


 

 

 



Os Serviços de Psicologia Aplicada (SPA) estão distribuídos em todo o Brasil,  em 44 unidades da instituição de ensino superior, entre elas, Petrópolis

 

A pandemia de COVID trouxe efeitos sobre a saúde mental e bem-estar de cada um de nós que ainda não sabemos bem os seus resultados. Sofremos a angústia de ficarmos impedidos de ir e vir com tranquilidade, de não encontrar pessoas que amamos. E, quando não podíamos gozar da possibilidade de adotar o isolamento social, ficamos ansiosos porque não sabíamos se retornaríamos saudáveis aos nossos lares. Fora isso, sofremos, em especial, porque perdemos entes queridos e, como cidadãos, vimos a morte de mais de 650 mil pessoas em nosso país. Para amenizar tal situação, a Estácio disponibiliza aos cidadãos brasileiros os Serviços de Psicologia Aplicada (SPA), que são clínicas-escola onde a formação em Psicologia, acompanhando o mandato da própria profissão, encontra a maior de suas missões: prestar seus serviços à população. Os SPAs estão distribuídos em todo o Brasil em 44 campi, inclusive na unidade de Petrópolis. Os interessados podem obter mais informações diretamente no campus, que fica na Rua Bingen, nº 50, no Bingen. 

 

O aumento nos indicadores de violência doméstica contra crianças, idosos e, especialmente, mulheres, também são dados importantes. Baseados nos registros de canais de atenção às vítimas de violência, observa-se que a violência é um efeito também preocupante da pandemia levando a questões psicossociais como transtornos psíquicos e problemáticas que envolvam situações de extrema vulnerabilidade – insegurança alimentar, econômico-financeira, no trabalho, dentre outras experiências que, somadas ou não a fatores já existentes, encaminham extremo sofrimento.

 

Tudo isso somado ao baixo investimento em serviços de atenção à saúde mental e à restrição imposta pela gravidade da pandemia que impôs o afastamento social, muitas pessoas não tiveram acesso ao acolhimento, acentuando uma demanda aos serviços de saúde, sobretudo os de Psicologia. 

 

É nesse contexto que estudos apontam diversos impactos na saúde mental como depressão e ansiedade, sobretudo em mulheres, jovens, trabalhadores, inclusos os de saúde, e pessoas que vivem em condições de maior vulnerabilidade. 

 

Entendendo, também, como parte de sua missão, a Estácio dispõe de SPAs abertos à comunidade realizando anualmente mais de 3 mil atendimentos em suas mais variadas unidades. Presentes em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, nos Serviços de Psicologia, docentes supervisores e alunos estagiários realizam acolhimento e atendimento gratuitos com consultas agendadas previamente. Crianças, jovens, adultos e idosos são acolhidos a partir de suas demandas na oportunidade de conseguirem condições mais favoráveis de saúde e bem-estar. 

 

"Na Estácio, porque não parou suas atividades, os Serviços de Psicologia Aplicada (SPA) perceberam um aumento da demanda de atendimento nesses anos de pandemia. Não suspender suas atividades foi a garantia de honrar seu compromisso com a comunidade. Mesmo com o encaminhamento das atividades para a modalidade remota, o SPA acolheu milhares de brasileiros de forma síncrona dando acesso às pessoas que antes não encontravam lugar para seu sofrimento. Distribuídos em todo o Brasil em 44 campi, os SPA são clínicas-escola onde a formação em Psicologia, acompanhando o mandato da própria profissão, encontra a maior de suas missões: prestar seus serviços à população, comenta Juliana Santos, Líder Nacional da Área da Saúde da Estácio". 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE