PUBLICIDADE


 

 


 




A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura, neste sábado (30.04), o projeto Encontro das Palavras com o lançamento dos livros “Os Magadaes”, de Luiz de Miranda e “Matrioska de Chita”, de Cassiana Lima Cardoso. O evento é gratuito e está marcado para às 19h30, quando os autores irão se reunir com o público para uma roda de conversa. 


 

Os Magadaes 

Os Magadaes é um livro composto de três contos: Genealogia, que se inicia com a chegada de Martin Afonso de Souza e termina no Morro do Borel; Dia de Preguiça, onde o autor ironiza os problemas individuais em contraste com algo maravilhoso que pode ocorrer ao nosso lado e nem por isso observado; e, finalmente, Os Magadaes, um conto em 12 capítulos, passados entre o fim da década de 60 e metade dos anos 70, onde num asilo, passa-se algo de inusitado: à medida que os personagens vão realizando seus desejos, vão se rejuvenescendo e terminam num Jardim encantado e maravilhoso. A música de Ravel e de RimskyKorsakov, linkadas na edição e-book, transportam o leitor para além da realidade do mundo.


“Os Magadaes”, explica o autor, “foi escrito quando, no mundo, ainda existiam a Primavera de Praga, a guerra do Vietnã, a ETA, o IRA, Salazar, Franco, as ditaduras da América do Sul, as colônias africanas de Portugal e o apartheid na África do Sul. No Brasil, o AI-5 estava completando dois anos e os gritos de gol de Pelé ajudavam a calar os gritos de dor nos porões do DOPS”. 


Esse é o primeiro livro de Luiz de Miranda - professor do PEMM-UFRJ. “Da velhice à infância, a história de ‘Os Magadaes’ reúne arte, política, alquimia, romance e beleza e é um apanhado de detalhes do cotidiano de personagens que realmente existiram”, destaca o escritor mineiro.

 


Matrioska de Chita

“Matrioska de Chita” (Venas Abiertas) é um livro de poesia, o primeiro publicado durante a pandemia. Para a crítica Aline Arruda, doutora em Literatura pela UFMG: “Ao misturar essa memória interiorana à metáfora das matrioskas, Cassiana Lima Cardoso nos costura às muitas bonecas que temos dentro de nós, todas convivendo de maneiras diferentes, como sua escrita no livro de haicais, mais os poemas de agora e de antes.”


Cassiana nasceu em São Bernardo, SP, mas cresceu em Cataguases, MG, considerando-se mineira de formação. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas, é doutora em Literatura Comparada e mestre em Poética pela UFRJ . Atualmente, é professora adjunta no curso de Letras da FFP-UERJ. Já escreveu a peça “Alice em rimas, no país das maravilhas”, participou de duas antologias, ‘Haicais e poemas curtos’ (2018) e ‘Entradas para cotidianos’ (2019), coletânea de microcontos. Em 2019, publicou seu primeiro livro solo, ‘Desastrada e outros contos breves’, integrando a Coleção I do Mulherio das Letras. (Venas Abiertas). E em 2022 lançou “O dia em que fui peixe” (Helvetia) um livro de poemas narrativos infantojuvenil. 


 

Sobre o Encontro das Palavras

Celebrando a produção literária contemporânea, escritores petropolitanos, residentes na cidade ou convidados pela Casa de Petrópolis irão se encontrar para conversar com o público no ‘Encontro das Palavras’, buscando inserir a cidade de Petrópolis em um cenário de importância para produção e divulgação de literatura.


E, pensando na formação de plateia para as diferentes artes, Luiz Aquila, diretor artístico da Casa de Petrópolis, idealizou esses encontros como eventos que busquem valorizar a construção do conhecimento participativo e possibilitar lazer com criatividade.


Os próximos eventos terão presença dos escritores Leonardo Froes, Bruno Paes Manso, Francisco Azevedo e Antônio Torres.


Os Encontros da Casa de Petrópolis têm o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza, do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura e também da Livraria Nobel. 

 

Serviço

I Encontro das Palavras – Luiz de Miranda e Cassiana Lima Cardoso

Data: 30.04.2022

Horário: 19h30

Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura

Endereço: Avenida Ipiranga 716, Centro Histórico

Entrada: gratuita

Estacionamento rotativo no local

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE