PUBLICIDADE


 

 

Mônica Xexéo / Foto: Divulgação


Palestra será neste sábado na Casa de Petrópolis

 

A museóloga Mônica Xexéo estará na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura para uma palestra inédita no local sobre “Os Museus de Arte na Perspectiva Contemporânea”. O V Encontro Plástico ocorre neste sábado (04), a partir das 18h e tem entrada gratuita. Além da palestra, haverá uma mesa redonda com a presença do artista plástico e diretor de arte e cultura da Casa, Luiz Aquila, e da historiadora e representante do segmento de Museus do Conselho Municipal de Cultura, Rachel Wider. 

Monica Xexéo, que foi diretora do Museu Nacional de Belas Artes entre 2006 e 2021, irá abordar três importantes eixos na estrutura de um museu: a preservação, a memória e a inovação, destacando a interdisciplinaridade das atividades e dos profissionais em uma instituição museológica de arte na atualidade.

“Os museus somos nós! São espaços de conhecimento, investigação, inovação, reflexão, sentimento, entretenimento, inclusão e preservação que buscam interpretar e escrever a nossa história, através do estudo científico dos objetos sob sua guarda”, destaca Monica.

Museóloga e mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ, Monica Xexeo ingressou em 1980 no corpo técnico do Museu Nacional de Belas Artes, onde foi Curadora da Coleção de Desenho Brasileiro, entre 1987 e 2004. Ficando entre 2004 e 2005 como coordenadora técnica. Tem experiência nas áreas de Patrimônio e Crítica da Arte. 

Seu interesse na história da arte no Brasil fixa-se no século XIX e primeiras décadas do século XX, tendo publicado ensaios em catálogos e periódicos especializados. 

Mônica também foi curadora de importantes exposições no Brasil e no exterior, envolvendo segmentos da arte brasileira oitocentista e moderna. Na última década tem se dedicado a projetos de preservação do patrimônio cultural e artístico brasileiro, realizando palestras e conferências sobre o assunto. Em 2014, foi condecorada pelo Presidente da Itália, com a L’Onorificenza Di Cavaliere.


 
Sobre os Encontros da Casa de Petrópolis

Pensando na formação de plateia para as diferentes artes, Luiz Aquila idealizou esses Encontros como eventos que busquem valorizar a construção do conhecimento participativo e possibilitar lazer com criatividade. 

Os Encontros da Casa de Petrópolis” têm o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza, do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. E parceria com o CEFET.

Haverá emissão de certificado para quem solicitar pelo e-mail: artecasadepetropolis@gmail.com.

 

Serviço:

V Encontro Plástico – "Os Museus de Arte na Perspectiva Contemporânea", com Monica Xexéu

Quando: 04 de junho – 18h

Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura – Avenida Ipiranga, 716 – Centro – Petrópolis 

Entrada franca

 





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE