PUBLICIDADE


 

 

 Professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade que iniciam o Programa UCP Petrópolis Resiliente com o Reitor, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa


A mais recente tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis – a maior da sua história - evidenciou, mais uma vez, a necessidade de intervenções em diversas localidades da cidade para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas. Pensando em como contribuir com o município, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) reuniu, neste primeiro momento, professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, profissionais atuantes no mercado, para criar um conjunto de recomendações técnicas, devidamente justificadas e detalhadas, a fim de fortalecer a resiliência da cidade nessas situações. É o Programa UCP Petrópolis Resiliente.

 

“Sabemos qual é o papel da Universidade diante da comunidade, especialmente em situações como as provocadas pelas chuvas, que deixam nossa cidade e nossa população frágil. Somos filhos de Petrópolis e nos sentimos responsáveis em contribuir da melhor maneira com o know how que temos diante de tantas áreas de especialização oferecidas pela Universidade. Formamos profissionais das mais distintas áreas e queremos aproveitar todo esse trabalho em prol da comunidade, primeiramente com os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Mas estendendo, também, aos demais cursos dos centros acadêmicos”, pontuou o Reitor da UCP, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

 

Neste primeiro momento, o programa vai realizar estudos nas áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, mas será ampliado a outras demandas da comunidade nessas situações, com contribuições, por exemplo, dos cursos de Psicologia, História, entre outros. O Programa UCP Petrópolis Resiliente tem a frente o Grão Chanceler da Universidade, Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão; o Reitor da Universidade, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa; e como coordenador, o professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Robson Gaiofatto.

 

A partir da expertise de uma equipe técnica de professores experientes, o programa visa auxiliar a administração pública a encontrar soluções que permitirão que, a médio e longo prazo, a cidade de Petrópolis possa conviver de forma mais adequada, com eventos climáticos, em especial pluviométricos, que habitualmente atingem a cidade, causando graves problemas e grandes traumas. A proposta do Programa UCP Petrópolis Resiliente é desenvolver projetos, visando a implantação de obras de variadas complexidades, da conscientização da população e de ações de manutenção continuada, que serão apresentados ao governo municipal e que poderão ser implementadas conforme as efetivas possibilidades.

 

Por meio do programa, a UCP disponibilizará condições para que seus estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura, de forma associada com professores e pesquisadores da própria UCP e de outras instituições, desenvolvam pesquisas, estudos e propostas visando a indicação de soluções para subsidiar os órgãos públicos na escolha de projetos e medidas que minimizem os efeitos dos próximos eventos. Este material também formará produção científica no intuito de que seja aproveitada por outras localidades que sofrem problemas semelhantes e muitas vezes carecem de corpo técnico devidamente capacitado para a elaboração de soluções técnicas adequadas e viáveis.

 

“O resultado deste trabalho será a apresentação de projetos para tentar evitar que nas próximas chuvas a cidade sofra nas mesmas proporções, ou seja, que, com o passar do tempo, a cidade tenha maior capacidade de conviver com estes fenômenos, que com certa regularidade, atingem Petrópolis. O objetivo do programa é criar projetos e ações que façam com que a cidade consiga absorver melhor os efeitos de uma chuva forte”, explica o engenheiro civil Robson Gaiofatto, professor da UCP que está à frente do programa.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE