PUBLICIDADE


 

 

Palácio de Cristal segue em obras / Foto: PMP


 

Quando o Palácio de Cristal for reaberto, antes da Bauernfest, os petropolitanos e turistas vão desfrutar de uma inovação de que poucos espaços públicos ao ar livre dispõem no país: o piso fulget, em lugar do antigo pedrisco. O novo piso usa a tecnologia para manter estética semelhante, mas com maior conforto, além de ser antiderrapante e permeável à agua da chuva. A moderna pavimentação vai agregar ainda mais valor estético a um dos bens históricos mais conhecidos de Petrópolis.

 

A adoção do fulget é uma das novidades da reforma do Palácio de Cristal – todas, aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O monumento em ferro e vidro, que remonta ao século XIX, vai ser entregue ao público ao fim de obras.

 

O prefeito Rubens Bomtempo destaca a relevância da reabertura do Palácio de Cristal com o novo piso da área ajardinada e outras novidades.

 

“Estamos unindo tradição histórica e tecnologia a serviço do melhor atendimento dos petropolitanos e de nossos visitantes, valorizando um bem de características únicas no Brasil”, assinala. A entrega da reforma está prevista para junho, dois meses antes da edição 2022 da Bauernfest.


 
Qualidade e estética

 

O fulget é uma técnica de pavimentação que utiliza granito e quartzo triturados e aglutinados com resina, proporcionando drenagem e resistência. Adotado em espaços como o Terreirão do Samba, no centro carioca, e na área externa da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), no bairro paulistano do Butantã, o novo piso será aplicado nos quase 600 metros de passeios do jardim do palácio – uma área pavimentada de 2.240 metros, das quais 780 metros vão suportar o peso de veículos.

 

Os caminhos de fulget ao redor do Palácio de Cristal terão placa desse material com espessura de 2,5 centímetros, sobre camada de 16 centímetros de pedra britada, assentada em solo compactado. Para eficiência da drenagem nos dias de chuva, um sistema de recepção de água instalada em meio à brita será conectado à rede pluvial. No trecho com capacidade para automóveis, ligado ao portão lateral do jardim, o fulget terá base de concreto.

 

“Vamos incorporar não somente um piso de característica drenante à estética do Palácio de Cristal, mas também de melhor qualidade, sem fugir visualmente do que existia antes”, diz na Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura o engenheiro Diego Cariús Machado, do Departamento de Obras Públicas. Responsável pelo acompanhamento da reforma, ele explica que o fulget será aplicado na fase final de replantio do jardim.

 


Revitalização integral

 

O investimento na reforma do Palácio de Cristal está dividido em dois contratos de obras. O mais antigo abrange a recuperação da área externa, incluída a instalação do piso fulget, a recuperação dos banheiros e a instalação de elevador de acesso a eles, no subsolo.

 

O segundo contrato de obras foi firmado em fevereiro deste ano, após o levantamento arqueológico intensivo no terreno do palácio, que levou à paralisação das obras entre abril de 2021 e o início de 2022. O contrato selado em fevereiro inclui serviços como a recuperação e pintura dos forros de madeira do palácio, da portaria e dos gradis do muro, pintura da estrutura de ferro e da cobertura, impermeabilização das bases dos chafarizes, troca de vidros e rejuntamento do piso interno.

“Sem as obras que iniciamos em fevereiro, teríamos uma área externa recuperada e nova, mas o Palácio de Cristal, em vez de passar por revitalização, estaria com pintura desgastada e vários outros problemas”, diz o engenheiro Diego Cariús Machado, para destacar que o segundo contrato de obras complementa o primeiro, garantindo a completa revitalização de um dos mais famosos cartões-postais de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE