PUBLICIDADE


 

 

Danili Caymmi


Andança, composição de Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, foi lançada no Festival Internacional da Canção de 1968 e se tornou um sucesso imediato na voz de Beth Carvalho. Conquistou o 3º lugar no festival, ficando atrás de Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores), de Geraldo Vandré, e da campeã Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque). Esse resultado provocou uma das maiores vaias já vistas no Maracanãzinho, palco da finalíssima, pois o público em sua maioria torcia para a canção-manifesto de Vandré.

 

Esse era o clima do ano de 1968 no Brasil, que o jornalista Zuenir Ventura batizou de “o ano que não terminou”. O país já estava em seu quarto ano de golpe militar, e a famosa Passeata dos Cem Mil, com artistas e estudantes nas ruas sem uma repressão forte do governo, poderia indicar que o regime militar estava perdendo força. Mas, em dezembro de 1968, com a instauração do AI-5, um golpe dentro do golpe, se iniciou o maior período de repressão da história brasileira.

 

“O conteúdo moral é a melhor herança que a geração de 1968 pode deixar para um país cada vez mais governado pela falta de memória e pela ausência de ética”.- Zuenir Ventura em 1968, o ano que não terminou.

 

No show “Andança 50 Anos Danilo Caymmi”, artista com 50 anos de carreira e 17 discos lançados, relembra musicalmente essa época em que os festivais da canção eram o principal palco de lançamento de novos compositores e cantores. Dos primeiros festivais Danilo vai lembrar a participação de seus irmãos. No Festival Internacional da Canção (FIC) de 1966 a vencedora foi Saveiros, do seu irmão Dori Caymmi (letra de Nelson Motta) e interpretada por sua irmã, Nana Caymmi. No festival da TV Record de 1967 foram apresentadas O Cantador (Dori Caymmi/Nelson Motta) e Bom dia (Nana Caymmi/Gilberto Gil) e outros clássicos da MPB, como Ponteio (Edu Lobo/Capinam) e Eu e a Brisa (Jhonny Alf).

 

Nessa mesma época foi fundado no Rio de Janeiro o movimento Música Nossa por grandes nomes da música, como Antônio Adolfo, Joyce, Rildo Hora, entre outros. Boa parte das canções compostas por esse grupo foi definida como “toada moderna” que, segundo o pesquisador Zuza Homem de Mello "procurava juntar influências harmônicas da bossa nova a estruturas tradicionais da música brasileira, no caso a toada”. Andanças é uma toada moderna, assim como Sá Marina (Antônio Adolfo/Tibério Gaspar) e Viola Enluarada (Marcos e Paulo Sérgio Valle), duas canções que também estão no repertório deste show.

 

Sobre Viola Enluarada vale lembrar que, logo após o festival de 1968, Danilo Caymmi dividiu o palco com Marcos Valle e Milton Nascimento num show de grande sucesso, reunindo canções com forte apelo popular que já nasciam clássicas. Neste novo espetáculo, Danilo vai cantar duas composições daquele show: Travessia (com Fernando Brant), segunda colocada no II FIC, em 1967, e Vera Cruz (letra de Marcio Borges), que foi desclassificada na eliminatória mineira no mesmo festival de Andança.

 

Assim como em todos os shows de Danilo, o público participa de Andança com um coro em uníssono no contracanto do refrão: “Me leva amor, amor, por onde for quero ser seu par”. Aos 50 anos, Andanças e o ano de 1968 ainda estão vivos e serão cantados por Danilo Caymmi nesse show que retrata um dos momentos mais importantes da Música Brasileira e da história recente do país.

 

Repertório

Andança (Danilo Caymmi/Edmundo Souto/Paulinho Tapajós)

Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque)

Caminhando (Geraldo Vandré)

Travessia (Milton Nascimento/Fernando Brant)

Viola Enluarada (Marcos e Paulo Sérgio Valle)

Casaco Marrom (Danilo Caymmi/Renato Corrêa/Guarabira)

Ponteio (Edu Lobo/Capinam)

Saveiros (Dori Caymmi/Nelson Motta)

O Cantador (Dori Caymmi/Nelson Motta)

Vera Cruz (Milton Nascimento/Marcio Borges)

Sá Marina (Antônio Adolfo/Tibério Gaspar)

Eu e a Brisa (Jhonny Alf)

Bom dia (Nana Caymmi/Gilberto Gil)

Wave (Tom Jobim)

 

Quinta a Sábado às 21h00

12 a 14 de Maio

Estrada União e Indústria, 11000, loja 104, Petrópolis - Rio de Janeiro

Ingressos entre R$ 100,00 e R$ 260,00

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE