PUBLICIDADE


 

 

Dra. Lana Rocha Simão


Procedimentos cirúrgicos são sempre delicados e exigem bastante cuidado de todas as partes envolvidas. Desde a preparação do paciente e da sala de cirurgia até a sua recuperação, há muitos aspectos que demandam atenção. Um exemplo disso, que nem sempre é notado, é o trabalho do anestesiologista que é fundamental para o êxito da cirurgia.

 

Sem a anestesia, nenhuma operação mais invasiva teria qualquer chance de sucesso. O anestesiologista ou anestesista é o médico responsável por proporcionar alívio ou ausência de dor ao paciente que precisa passar por procedimentos como cirurgias, exames ou qualquer situação onde exista essa possibilidade de desconforto.

 

A médica Anestesiologista e cooperada da Unimed Petrópolis, Lana Rocha Simão explica que o campo de atuação destes profissionais é desde cirurgias simples até as mais complexas, além do tratamento da dor pós operatória.

 

“A presença do médico anestesiologista garante além da analgesia, a manutenção dos sinais vitais e do bem estar e equilíbrio do organismo durante e após o procedimento. Evitando e tratando as alterações e efeitos indesejáveis que possam ocorrer durante os processos.”, disse.

 

Existem diversos tipos de anestesia, dentre elas, anestesia geral, bloqueios espinhais, bloqueio de nervos periféricos, anestesia loco regional, sedação. Dra. Lana Rocha Simão orienta que antes de realizar qualquer procedimento é necessário a consulta com um anestesista.

 

“Não precisa ser necessariamente o médico que participará da cirurgia. Mas nessa consulta, o anestesiologista conversará e avaliará o estado geral, os exames o tipo de procedimento e fazer as orientações e até pode solicitar mais exames ou o que ele achar necessário para que a cirurgia ocorra com segurança. É o momento de o paciente tirar suas dúvidas e serve também para efetuar o planejamento anestésico individual ideal para o caso.”, informa.


 

Cada procedimento exige cuidados específicos

 

Muitos pacientes acabam adiando um procedimento cirúrgico por medo da anestesia. A médica Anestesiologista e cooperada da Unimed Petrópolis, Lana Rocha Simão explica que por isso é tão importante conversar com o médico anestesiologista antes da cirurgia para auxiliar nas dúvidas relativas ao procedimento.

 

“As pessoas geralmente têm medo do desconhecido, não saber o que vai acontecer gera muita ansiedade, a insegurança e o sentimento de impotência quanto ao procedimento são algumas das maiores causas do medo, aliada à divulgação de casos de complicações e estórias ruins.”, disse.


Por conta disso, a médica complementa: “A anestesia é realizada de maneira individual para cada paciente e de acordo com o procedimento. Confiar no seu médico é um passo a mais para o sucesso. Essa confiança também é adquirida em consulta pré-anestésica. Pergunte, leve suas dúvidas anotadas para não esquecer ou peça seu acompanhante para perguntar por você. Não minta, não esconda informações.  O anestesiologista está lá para fazer o melhor possível para que você volte para sua casa e sua família nas melhores condições possíveis.”, orienta.


 

Dicas para o dia do procedimento

 

No dia do exame ou cirurgia é importante ter os exames em mãos, um bom estado geral, fazer o jejum e dieta corretos conforme a orientação médica. Dra. Lana Rocha Simão orienta ainda que importante que o paciente sempre vá com um acompanhante.

 

“É importante ter um acompanhante responsável para a parte prática, ou seja, para cuidar dos pertences, dos documentos, caso haja necessidade de alguma informação extra. O acompanhante vai receber as primeiras orientações pós operatórias enquanto você ainda estiver em recuperação, e te levar para casa em segurança. Ter uma pessoa que você confia ao seu lado neste momento reduz a ansiedade, dá mais confiança e conforto.”, orienta a Anestesiologista que complementa: “O tempo do despertar varia. O paciente só é liberado da sala de cirurgia ou de exames quando tem seus reflexos presentes e em bom estado, mesmo tendo demorado ou acordado rápido. Após a cirurgia os cuidados variam muito de acordo com o tipo de anestesia e de procedimento. Geralmente são cuidados gerais como alimentação, mobilidade, e outros sempre visando a segurança e a ausência de complicações pós operatórias como quedas, vômitos e dor.”, finaliza Dra. Lana Rocha Simão.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE